30 novembro, 2007

From the Basement

“From The Basement” é um programa produzido por Nigel Godrich que ia ao ar pela internet com live sessions de bandas variadas. A partir de sábado, 1º de dezembro, ele passa a ser transmitido pelo canal Sky Arts. Até o momento a programação é a seguinte:

01/12 - The White Stripes, The Shins, Neil Hannon

08/12 - Thom Yorke, Albert Hammond Jr, Envelopes

15/12 - Beck, Jarvis Cocker, Jamie Lidell

22/12 - Sonic Youth, Jose Gonzalez, Laura Marling

29/12 - PJ Harvey, Super Furry Animals, Free Blood

05/01 - Damien Rice, Autolux, E of Eels, and Architecture In Helsinki

Eu não tenho Sky Arts e acho que nenhuma tv a cabo por aqui transmite, mas a dica fica valendo porque afinal está tudo na internet. Aqui você pode fazer o download do primeiro programa (em ordem diferente do que será transmitido pela TV).

Rock For Kids

Foto autografada de Elvis CostelloEstava lendo umas notícias e descobri um projeto de Chicago muito bacana chamado Rock For Kids.

Resumo: algumas pessoas se juntaram no final da década de 80 e criaram uma campanha de Natal para comprar e distribuir presentes para as crianças de orfanatos. Aí a coisa cresceu, virou uma ONG com projetos o ano inteiro.

O que eles fazem? Ensinam música para crianças que não podem pagar. Mas não é só isso. Eles continuam com os presentes de Natal e também fazem um leilão anual com memorabilia de música.
(sabe? coisas bacanosas vindas das próprias bandas ou autografadas para quem gosta de colecionar: posters, camisetas, instrumentos etc)
Eu adoro essas coisas e fui dar uma olhadinha.

Guitarra autografada do Black SabbathSe você entrar no site aqui, vai ver vários dos itens que serão leiloados. Já aviso: é muita coisa! De Marilyn Manson a Aerosmith, passando por Elvis Costello (foto acima.), Björk, The Killers e Feist. Também tem alguns itens de atores e atrizes, como Jack Nicholson e Nicole Kidman. A maioria é pôster autografado, mas tem CDs, LPs, quadro da Alanis Morissette, guitarra do John Mayer, chapéu do Slash, roupa do James Brown, bicicleta do Pretenders, guitarra do Black Sabbath (foto esq.)...

Vale lembrar que todos os itens foram doados e todo o dinheiro será utilizado pela própria ONG em suas ações. A triste notícia é que não tem como comprar nada disso aqui do Brasil. É só para olhar mesmo. O leilão acontece hoje em Chicago.

29 novembro, 2007

Don't shoot me Santa

Dezembro nem chegou e o Natal já está aí. Preciso confessar que eu odeio Natal. Nunca gostei, acho tudo muito falso, acho Papai Noel um gordinho sem graça, a decoração é horrenda, árvores e bolinhas, e sinceramente é o feriado mais deprimente do ano.

Bom, e você com isso neh?! É que o Natal domina tudo, inclusive a música. As bandas lançam canções falando de paz, ano novo, presentes, do gordinho barbudo e alguns até se lembram de falar de Jesus, afinal é feriado por causa dele.

Outra coisa que eu já confessei aqui é meu favoritismo pelo The Killers. Essa semana a banda lançou uma música (e um clipe) especial de Natal intitulado “Don’t Shoot Me Santa”.

Seria tosco se não fosse tão cômico. Resumindo é uma esculhambada no Natal no meio do deserto de Nevada. Confere aí:

27 novembro, 2007

RHCP dá dinheiro

A Califórnia ta fogo, literalmente. Mês passado aqueles incêndios destruíram mais de 1.500 casas e, agora, no último sábado foi a vez de queimar algumas casas em Malibu.

Entre as propriedades atingidas estava uma casa do Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, que ficou completamente destruída. A casinha do moço era avaliada em aproximadamente 4.8 milhões de dólares.

Malibu - Imagem da BBCTadinho neh?! Mas preocupa não gente, ele já tinha comprado outra melhorzinha no mês passado, um puxadinho de 10 milhões. Pois é, as finanças do Red Hot Chili Peppers vão muito bem, obrigado.

---

Flea e seus companheiros de grupo também estão aparecendo nas manchetes por causa de um processo que abriram contra os criadores da série Californication, a nova do David Duchovny (Fox Mulder de Arquivo X).

Povinho burro também. Lançaram a série sem nem perguntar se tinha algum problema com o nome que já era título de um álbum do RHCP de 1999. A chance é que o bolso dos músicos fique mais recheado ainda.

Bono e The Edge em apresentação surpresa

Tem gente que nasce com a bunda o bumbum virado para a Lua mesmo neh?! Bono e The Edge fizeram um showzinho para 200 pessoas, que não faziam a menor idéia do que ia acontecer, dentro de um evento beneficente em Londres na sexta passada.

A parte do beneficente era óbvia neh?! Afinal estamos falando de Bono. Mas mesmo assim, eles não tinham avisado nada para ninguém e o vocalista do U2 ainda brincou: “Não digam para o Adam nem para o Larry que nós estamos fazendo isso hein”.

Bono e The Edge - retirado de ShowBizIreland.comAgora você, que é um fã e ficou sem dormir 3 dias para comprar um ingresso (que era metade do seu salário) para ver o Bono há 3 Km de distância, deve estar mordendo o cotovelo de invejinha dos 200 clueless que estavam lá.

Só para constar, o evento era para arrecadar verba para a Mencap, uma instituição que ajuda pessoas com problemas de aprendizado e suas famílias. Os organizadores do evento já anunciaram que acontecerão mais 4 “showzinhos” parecidos, um com Keane, outro com Snow Patrol e os outros dois serão surpresa de novo (mas eu duvido que alguma consiga ganhar de Bono e The Edge de graça e sem aviso prévio).

Novinhos em folha

Como eu já tinha mencionado aqui, final de ano é época de vários lançamentos na música, mesmo que esses sejam apenas re-lançamentos.

Além das dezenas (para não dizer centenas) de especiais de Natal que já foram lançados essa semana (e muitos que ainda vão chegar), segue aí uma listinha de algumas coisas que chegaram às lojas americanas e britânicas nos últimos 7 dias:

  • Alicia KeysAs I Am

  • Amy WinehouseFrank (re-lançado)

  • Girls AloudTangled Up

  • GorillazD-Sides

  • Kylie MinogueX

  • Nine Inch NailsT34rz3r0r3mix3d: Year Zero

  • Happy MondaysBummed/Pills 'N' Thrills and Bellyaches

  • GenesisLive Over Europe

  • Sheryl CrowHits and Rarities

  • U2Joshua Tree (edição de 20° aniversário)
Tem para todos os gostos e esses são só alguns. Se quiser ver as listas completas (inclusive dos singles) clique aqui para BBC e aqui para Billboard (neste link você também pode ver quais são os lançamentos programados para as próximas semanas). Mas já aviso que se você entrar nesses links na esperança de encontrar Madonna, Coldplay, Green Day ou Eminem, desista. Mesmo estando na lista de Natal de muita gente, inclusive das lojas, estes álbuns só saem no ano que vem mesmo.

25 novembro, 2007

Mais um crime

Existem várias formas de destruir um clássico, mas Mika ensina um jeito simples para vocês:

1° passo: para sua apresentação ao vivo, convide uma vocalista que não sobreviveria sem os auto-tune’s e pro tools da vida.

2º passo: não faça um ensaio, escolha um clássico que todo mundo acha que sabe cantar, mas não leia a letra nem que seja para conferir.

3° passo: inclua isso no set list do seu show e coloque a gravação no YouTube.

Resultado: Assassinato de "Sweet Dreams" cometido por Mika e Beth Ditto perante milhares de pessoas.


23 novembro, 2007

10 Mortes Mais Marcantes da Música

Tema meio mórbido neh?! Mas algumas celebridades quando morreram causaram comoção tanto pelo fato de terem falecido como também pela forma que aconteceu. Em alguns casos, a data ficou marcada eternamente como um dia de luto.

Existe um site chamado MusicOrb que mostra por dia quem do mundo da música morreu ou nasceu naquela data. Quem gostar deste tipo de informação, o site é interessante (só não traz os nomes dos músicos que suicidaram).

10 mortes mais marcantes da música

1 – John Lennon

Data: 08 Dezembro 1980
Local: Nova York, Estados Unidos.
Idade: 40 anos.
Causa: Assassinato.
Foi assassinado por Mark David Chapman a tiros em frente seu apartamento, no edifício Dakota, em Nova York. Apesar da tentativa da polícia em salvar a vida de Lennon, o ex-Beatle não resistiu aos 6 tiros disparados por Chapman.

2 – Elvis Presley

Data: 16 Agosto 1977
Local: Memphis, Estados Unidos.
Idade: 42 anos.
Causa: Colapso fulminante devido uma disfunção cardíaca.
Elvis foi encontrado morto por Ginger Alden, sua namorada na época, dentro do banheiro da suíte de sua mansão Graceland. Até hoje, algumas pessoas acreditam que Elvis continue vivo.

3 – Kurt Cobain

Data: 5 Abril 1994
Local: Seattle, Estados Unidos.
Idade: 27 anos.
Causa: Suicídio.
Foi encontrado morto na garagem de sua casa com um tiro na cabeça 3 dias após seu suicídio, ao lado de uma carta. Alguns fãs acusam Courtney Love, a viúva, de assassinato, mas nada nunca foi provado a respeito. Kurt enfrentava o vício em heroína quando morreu.

4 – Freddie Mercury

Data: 24 Novembro 1991
Local: Londres, Inglaterra.
Idade: 45 anos.
Causa: Complicações causadas pelo vírus a AIDS.
Um dia após anunciar publicamente que estava contaminado pelo vírus da AIDS, Freddie Mercury faleceu em sua casa em Londres.

5 – The Day the Music Died: Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper

Data: 3 Fevereiro 1959
Local: Clear Lake, Estados Unidos.
Idade: 22 anos (Buddy Holly), 17 anos (Ritchie Vallens) e 28 anos (Big Bopper).
Causa: Queda de avião.
Os três músicos em ascendência tiraram na sorte com seus companheiros de turnê quem voaria naquela noite. O pequeno avião comportava somente 3 passageiros e o piloto (Roger Peterson). Ninguém sobreviveu à queda que ocorreu pouco após a decolagem. O dia do acidente ficou conhecido como “O Dia em que a Música Morreu” e foi tema da canção American Pie, de Don McLean.

6 – Jim Morrison

Data: 3 Julho 1971
Local: Paris, França.
Idade: 27 anos.
Causa: Causa desconhecida.
Jim Morrison foi encontrado morto por Pamela Courson, companheira do cantor, na banheira de seu apartamento em Paris. Seguindo as leis locais não houve autópsia, pois o médico que o examinou declarou que não havia evidências de morte criminosa. O corpo de Morrison foi visto apenas por duas pessoas (Courson e o médico), o que aumenta as especulações de uma morte forjada. O túmulo de Morrison é um dos mais visitados do famoso cemitério Père Lachaise em Paris.

7 – Ian Curtis

Data: 18 Maio 1980
Local: Macclesfield, Inglaterra.
Idade: 23 anos.
Causa: Suicídio.
Ian Curtis se enforcou em seu apartamento sem deixar nenhuma mensagem. O motivo do suicídio é muito especulado, mas nada se pode afirmar. A vida e morte de Curtis foram recentemente retratadas no filme "Control", de Anton Corbijn.

8 – Janis Joplin

Data: 4 Outubro 1970
Local: Los Angeles, Estados Unidos.
Idade: 27 anos.
Causa: Overdose.
Janis Joplin morreu de overdose de heroína antes de lançar o que se tornaria o maior sucesso de sua carreira, o álbum Pearl. 3 dias antes de sua morte, a cantora havia enviado uma fita com uma gravação de aniversário para John Lennon que só recebeu a faixa após a morte prematura da diva da psicodelia. Joplin foi cremada e suas cinzas jogadas de um avião sobre o Oceano Pacífico.

9 – Jeff Buckley

Data: 29 Maio 1997
Local: Memphis, Estados Unidos.
Idade: 30 anos.
Causa: Afogamento.
O cantor Jeff Buckley chegou em Memphis para uma gravação e foi nadar no rio Mississippi acompanhado de Keith Foti (roadie). Buckley entrou na água completamente vestido ao som de "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin e, enquanto Keith posicionava o rádio à margem do rio, Jeff desapareceu. Seu corpo foi encontrado por um turista três dias depois em uma marina. Apesar de rumores, a autópsia provou que Buckley não havia ingerido qualquer substância ilegal e a causa de sua morte foi um afogamento acidental. Jeff estava terminando seu segundo álbum.

10 – Jimi Hendrix

Data: 18 Setembro 1970
Local: Londres, Inglaterra
Idade: 27 anos.
Causa: Asfixia.
Jimi Hendrix, considerado o melhor guitarrista de todos os tempos, morreu na suíte do hotel Samarkand em Londres. A descrição de sua morte diz que Hendrix ingeriu uma alta dosagem de comprimidos para dormir misturados com vinho e, após se deitar, sufocou com o próprio vômito. Além da possibilidade de suicídio levantada por alguns e de uma morte acidental, existem algumas outras versões sobre quem seria o responsável pela morte de Hendrix, como sua namorada da época e os próprios paramédicos que foram ao hotel.

---

Se você achar que faltou alguém na lista, conta pra gente...

Amém

Ih gente, acho que o Liam Gallagher vai abrir uma seita. Depois de ver Jesus opa John Lennon, agora ele ta pregando contra as drogas logo para Amy Winehouse.

Oh Liam, tipo assim, não tinha uma causa mais fácil não? Sei lá, acabar com a fome no mundo, curar o câncer, ensinar o Bush a escrever...essas coisas. Até quem gosta de desafios tem limite neh?!

O novo messias disse que “ela brinca com fogo e acabará se queimando, é assim que as coisas funcionam. Se ela não consegue lidar com álcool e drogas, deve ficar longe deles”. Mas completou dizendo que Amy ainda está nova e sairá dessa, que se ele ainda tivesse a idade dela, provavelmente estaria fazendo o mesmo.

Amy Winehouse e seu marido, BlakeFalou viu? Judas Maomé que encontrou a luz.

Só para completar a fofoca:

Amy Winehouse, depois das vaias, do tombo, da declaração da ONU contra ela, da amizade com Pete Doherty, agora está sendo "acusada" de matar um hamster. Juro! Olha aqui.

Acho que o fato dela estar mais magra que Kate Moss (oops, será que é por isso que o Pete anda tão amiguinho? hummm) e prestes a um colapso sem o maridão para surrar não é suficiente (vide foto). Agora querem colocar o Green Peace contra nossa cabeludinha.

Franz Ferdinand e Broadway, será?

A NME anunciou que o Alex Kapranos quer ser o novo Andrew Lloyd Webber.

O vocalista do Franz Ferdinand disse que está interessado em fazer um musical, depois do grupo já ter feito uma colaboração para o musical Hallam Foe.

Kapranos disse:

Depois que nós terminarmos o novo álbum, com certeza vamos procurar fazer mais coisas nessa área (musicais). Escrever para Hallam Foe foi muito divertido. Ouvi dizer que Belle & Sebastian estão trabalhando em um filme do gênero musical e eu também gostaria de escrever um. Quem sabe? Mas talvez eu escreva um para palco e não película.
É tão raro este tipo de coisa dar certo, mas enquanto isso o importante é saber que até o Reveillon o novo CD do Franz será lançado.

22 novembro, 2007

INXS: 10 anos sem Hutchence

Hoje, 22 de novembro, completaram 10 anos da morte de Michael Hutchence, líder do INXS.

A banda decidiu prestar uma homenagem a ele e criou um tributo na internet através do site oficial. Em um dos vídeos, Andrew (guitarrista) fala que o objetivo não é lembrar a morte de Michael e sim celebrar o fato dele ter existido, completa dizendo que ele era uma pessoa extraodinária e saudade será eterna.

Se quiser conferir a homenagem, clique aqui.

Deixo vocês com uma lembrancinha do que era o INXS com Michael Hutchence.

Sawdust - The Killers

Gente, a idéia inicial desta entrada era analisar o novo cd do The Killers, o Sawdust, mas descobri que para mim é uma tarefa quase impossível. Sou fã da banda, isso é fato. O melhor que posso fazer é tentar explicar primeiro o porquê.
The Killers
Tudo começou em 2004 com o Hot Fuss, primeiro álbum do grupo, ou seja, sua apresentação no mundo da música. O fuss em cima do álbum foi em cima de Somebody Told Me e Mr. Brightside. Duas faixas extremamente vendáveis que fizeram a cabeça de muita gente e também irritaram muitos outros. Como eu sou uma pessoa que não ouve rádio, não chegou a me incomodar. São duas músicas boas, mas não resumem o álbum. Faixas como On Top, Believe Me Natalie e All These Things I’ve Done anunciaram melhor o que era o novo grupo: uma versão revisitada e atual de new wave. Música contagiante, feita para dançar e cantar. No limiar do banal (ou seja, o que leva multidões) e da genialidade. Equilíbrio da receita de sucesso tão obscura para nós.

O Hot Fuss foi bem criticado em todos os cantos e vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo inteiro. Depois disso os olhos se voltaram para o lançamento do segundo álbum. A famosa maldição do debute. Já é de praxe dizer que um álbum de lançamento bem sucedido é fácil (não sei de onde tiraram essa idéia, mas...), o problema é dar seqüência. Então em 2006, veio o Sam’s Town.

Sam’s Town é um álbum que para quem esperava outras Somebody Told Me’s é decepcionante. A crítica não gostou, os ouvintes das rádios não gostaram, eu gostei (e aparentemente o público que assistiu a apresentação deles aqui no Brasil também adorou). O álbum é condizente com a expectativa criada no primeiro, aquela mencionada acima, a inteligência acessível. Brandon Flowers estava provando que não era só mais um na lista de vocalistas bonitinhos que dominou o cenário pop. Tem uma voz impecável, sempre afinada e, mesmo com uma língua maior que a boca, sabe direitinho como exercer o papel de líder e showman.

Seqüências melódicas grandiosas, destaques para as linhas suaves de guitarra e baixo, e as letras, bom, as letras não são Bob Dylan, mas também não são Avril Lavigne. Existe uma mensagem mais consistente a ser passada, mas nenhuma pretensão de mudar o mundo. E quem disse que precisa? Uma linha saudosista nos temas (todo pensando em um lado obscuro e desconhecido da Las Vegas que não é dos turistas) que combina perfeitamente com a proposta de retorno ao pop anos 80, influência de grupos como Depeche Mode, e o pós-punk britânico como Joy Division e The Cure. Atenção, eu disse influência. Não ouça o álbum esperando cópias, porque a idéia não é essa.

SawdustEntão, agora sim, sobre o Sawdust, lançado há pouco mais de uma semana. É certo que o The Killers só tem dois álbuns de estúdio até o momento e realmente é um pouco cedo para lançar uma coletânea de raridades e faixas lado-B, ah mas e daí? Eles queriam lançar suas versões de algumas músicas e mostrarem para o mundo o que eles gravaram. Será que é uma boa idéia nessa altura do campeonato? Não importa, o fato é que o álbum está aí com 18 faixas que exibem mais uma vez a habilidade vocal de Brandon Flowers.

Das raridades e versões, algumas podiam ter se perdido no processo que não fariam falta, como Romeo and Juliet (um cover mais lento e insosso do sucesso do Dire Straits) e Sam’s Town Abbey Road Version.

Em compensação a bela versão de Shadowplay (do Joy Division) e Tranquilize (com Lou Reed) já justificam a existência do cd. Sendo que a primeira, me arrisco a dizer, ficou ainda melhor que a original.

O Sawdust ainda traz as faixas que eram bônus espalhados pela Internet dos dois primeiros álbuns (Change Your Mind, All The Pretty Faces e Where The White Boys Dance). Além da faixa Leave The Bourbon on the Shelf, a continuação da história de Jennifer, a mesma de Jenny Was A Friend of Mine (no Hot Fuss).

Que a “coletânea” foi feita para os fãs não há dúvidas. Dificilmente alguém que não gosta do grupo mudaria de opinião a partir deste conjunto de faixas. E para quem não conhece The Killers, definitivamente o Sawdust não é um bom começo. Já para os fãs, como eu, é mais uma oportunidade de se deliciarem.

21 novembro, 2007

Um só? Não, vários! Led Zeppelin Tour 2008.

Então, lembra que o Led Zeppelin ia fazer UM show em novembro? Isso, aí depois foi remarcado para dezembro, venderam um par de ingressos por 300 mil reais, Jimmy Page quebrou o dedo...pois é...tem mais uma novidade agora.

Mesmo depois do Robert Plant dizer que não ia acontecer, a turnê 2008 foi confirmada. É isso aí, mais um revival para a lista. É, 2008 tá prometendo.

Led Zeppelin is back and will be on tour.

Agora sobre Dave Grohl tocar com eles ninguém falou nada ainda. Chato hein Dave. Se ofereceu, gentil e tal...anyway...quando eu crescer quero ser assim: ícone do rock’n’roll, passar 27 anos sem fazer um show e virar notícia no menor rumor de um retorno, poder planejar turnê sem nem ter mostrado se eu ainda sei fazer alguma coisa ao vivo, no auge dos meus 60 anos de idade.

20 novembro, 2007

Interpol no Brasil em março

Foi confirmada a vinda do grupo Interpol ao Brasil. Os nova-iorquinos desembarcam no país em março para apresentações em São Paulo (dia 11), Rio de Janeiro (dia 13) e Belo Horizonte (dia 15).

Os ingressos do show de São Paulo, que será na Via Funchal, já estão à venda com valores entre R$100,00 e R$160,00.

No Rio de Janeiro a banda se apresentará na Fundição Progresso, e em Belo Horizonte no Chevrolet Hall. Ambos ainda sem preços ou previsão para venda de ingressos.

É sempre bom quando começam a confirmar shows neh?! Dá a esperança de um ano “produtivo”. Para ser sincera, nem sou fã de Interpol, mas gosto muito dessa aí, Evil (o clipe eu acho esquisitão...)

10 Barrados em 2007

A maioria das bandas e artistas está anunciando as turnês 2008. Parte do negócio né?! Eles lançam singles e álbuns no final do ano, em seguida informam sobre as turnês e o produtor interessado começa a negociar desde já as apresentações que no geral começam em março. O problema maior ultimamente é conseguir os vistos de viagem/trabalho temporário.

Para quem não sabe, um artista que se apresenta em um país estrangeiro precisa de visto de trabalho para realizar um show. Outro tipo de visto só se aplica à exceção de quando este show é gratuito (o artista não recebe cachê), ou seja, 1 em 1 milhão.

Acontece que os países estão cada vez mais exigentes no momento de emitir o tal visto e várias apresentações estão sendo canceladas pelo mundo já que os artistas são barrados em todos os cantos.

Vamos a uma listinha de 10 problemas “alfandegários” de 2007
(repare que 8 em 10 foram nos Estados Unidos):

1 – Amy Winehouse
Este mês Winehouse foi obrigada a cancelar sua apresentação no Woodie Awards em New York. A cantora não conseguiu o visto americano já que tinha uma pendência com a justiça norueguesa. No último dia 8, data da premiação, ela finalmente conseguiu permissão para entrar nos Estados Unidos.

2 – Velvet Revolver
O grupo Velvet Revolver faria três apresentações a partir do dia 26 de novembro no Japão, mas a imigração barrou. Os vistos foram negados e a turnê no país cancelada.

3 – Lily Allen
Em agosto, a cantora Lily Allen foi barrada em Los Angeles e sua entrada nas terras do Tio Sam foi negada. O motivo aparente seria um episódio em março de 2007 no qual ela chutou um fotógrafo em Londres. O caso nem chegou à polícia britânica, mas aparentemente os oficiais americanos gostam de usar o Google (brincadeira feita pela própria Allen).

4 – Happy Mondays
O grupo Happy Mondays se apresentou em abril no Coachella Festival nos Estados Unidos sem um de seus membros, Bez, cujo visto foi negado. Já em junho, o Happy Mondays cancelou duas apresentações em New York porque não conseguiu permissão para tocar no país novamente. O motivo declarado foi o passado de cada membro do grupo. O visto anterior teria sido para “single-entry”, ou seja, apenas uma entrada no país. Agora me pergunto, se o passado deles não incomodou antes, porque dessa vez?

5 – Paulina Rubio
A estrela latina Paulina Rubio e seu marido tiveram vistos negados após não passarem nos testes anti-drogas. Segundo NME, ambos foram reprovados nos exames médicos, pois apresentaram indícios de maconha no sangue.

6 – Snoop Dogg
Snoop foi barrado na Inglaterra em março deste ano. Em 2006, ele foi detido pela polícia no Aeroporto Heathrow e por isso, quando faria sua turnê junto a P. Diddy, foi proibido de entrar no país. No embalo, Sr. Dogg também teve o visto negado na Austrália.

7 – MIA
A britânica MIA também foi proibida de entrar nos Estados Unidos em março deste ano, mas ninguém sabe o porquê. A cantora estaria indo para o país trabalhar com Timbaland em um novo álbum, mas sua viagem não foi aceita pela imigração.

8 – Kate Nash
Kate conseguiu o visto, mas teve que se apresentar de graça. Ela não podia ser remunerada pela apresentação com o tipo de visto liberado pela imigração americana. A cantora concordou em se apresentar duas vezes em Manhattan sem receber cachê ou cobrar ingressos.

9 – Mystery Jets
O grupo Mystery Jets cancelou no começo do ano a turnê americana, pois ninguém conseguiu visto para fazer apresentações no país.

10 – Rodrigo y Gabriela
A dupla mexicana Rodrigo y Gabriela, que já vendeu mais de 100 mil cópias nos Estados Unidos, cancelou 8 shows no país, pois o visto de Rodrigo Sanchez foi negado no início deste mês. A alegação é que seu nome é muito parecido com o de um homem que foi banido do país. Parece piada neh?! A previsão para resolver a confusão é de 3 meses.

---

E tem gente que ainda acha que burocracia é só no Brasil.

18 novembro, 2007

We Will Rock You - Queen

Apenas 2 minutos formam este clássico de 1977. We Will Rock You é a abertura do álbum News of The World, seguida por We Are The Champions, outro grande sucesso do grupo, e constantemente eram apresentadas em formato “medley” nos shows do Queen.

Acho que todo mundo sabe o quão importante o Queen foi para a música, sendo uma das bandas da maior sucesso na história que perdurou até mesmo após seu "fim". Então continuemos...

Seguindo a receita da Garota Polly, vamos aos três passos de um clássico:

1 – Ouça a música.
Uma coisa ótima sobre o Queen é que mesmo anos distante da Geração MTV, a banda já tinha o costume de produzir videoclipes. E gente: década de 70, ninguém fazia videoclipe mesmo e tal, enfim dá um desconto.


2 – Veja o quanto as pessoas também gostam.
Ih, essa tem um milhão de versões em apresentações de inúmeros artistas, então vamos para um lado diferente. Não tenho nenhum dado concreto, mas suspeito que We Will Rock You seja a faixa mais usada pelo meio publicitário de todos os tempos. Sem fazer nenhuma pesquisa já me lembro de pelo menos 5 comerciais diferentes que usaram a canção como tema. A propaganda que eu escolhi nunca foi ao ar no Brasil, mas tenho certeza que muita gente já deve ter visto, Evian’s Pub and the Waterboy.


3 – Aprenda a cantar:
Como essa música não é exatamente material Guarani, a rádio não tem a versãozinha karaokê dela, mas o YouTube sempre salva. Clique aqui e acompanhe a letra da música, é facinho, vai lá.

Agora junta as mãos no alto, duas palminhas e um tempo...we will we will ROCK you! singing...

17 novembro, 2007

Jackson 5, Rowe wants you back

Um cara chamado Leonard Rowe (promotor de shows) está espalhando um boato por aí: Jackson 5 revival.

O Sr. Rowe diz que eles queriam ter feito isso em 2007 e todos já aceitaram menos o principal. Michael Jackson teria dito que precisa de muita preparação, mas não disse não. Segundo Rowe, a reunion deverá acontecer em 2008.

Porque acreditar nele?
1. Ele já trabalhou com o Michael.
2. Ele conhece os 5 e diz que já conversou com todos sobre o assunto.
E 3. Bom, ia ser no mínimo interessante ver uma coisa assim acontecer né?!

Porque achar que ele é louco?
1. “His brothers are ready, Janet is ready”, perae, Janet????

Mesmo sendo só um boato e o moço querendo colocar a Joanete no meio, fica aí um gostinho de Jackson 5 e Michael Jackson quando já/ainda era brilhante: "I want you back".

Jimmy Page e o Dedinho de Ouro

Jimmy PageLembra do show do Led Zeppelin que estava para acontecer em novembro? Pois é, ele foi remarcado para o dia 10 de dezembro porque o Jimmy Page quebrou o dedo.

Essa fratura acabou rendendo uma idéia altamente lucrativa. Com o adiamento do show, a BBC resolveu leiloar um par de ingressos e toda a renda deste leilão será revertida para uma organização beneficente fundada pelo próprio Page, a Action for Brazil’s Children Trust.

O que ninguém esperava é que o tal par de ingressos rendesse tanto. O feliz comprador pagou a bagatela de 83 mil libras, algo próximo a 300 mil reais (pelo menos foi por uma boa causa né?).

O generoso terá o direito de acompanhar um ensaio do grupo e terá acesso à festa pós-show, além de assistir a própria apresentação.

Os ingressos desse show estão esgotados desde outubro e é um dos eventos mais concorridos do ano no mundo inteiro.

Só lembrando que o Jimmy Page quebrou o dedo sem querer, não vai sair dando martelada na mão que eu tenho certeza que nenhum outro dedinho vai render tanto...

16 novembro, 2007

10 Maiores Cantoras Negras da História

Enquanto Beyoncé disputa o posto de "the best" da música com Rihanna, que por sua vez usurpa canções feitas para (????) a Mary J. Blige, decidi mostrar à elas (e a vocês) que essa briga já tem vencedoras...

Billie Holiday1. Billie Holiday
Começou sua carreira em um momento complicado: foi ameaçada de despejo junto com a mãe. Para resolver o problema, tentou uma vaga de dançarina em um bar do Harlém, mas por ser muito ruim com os pés, acabou mostrando seu valor como cantora. Lady Day deixa transparecer toda a sua melancolia em suas canções, as quais interpreta com uma voz rouca e muito sensual.

2. Ella Fitzgerald
Ella perdeu a mãe aos 14 anos, por isso, cantava e dançava nas ruas em troca de gorjetas. No início da carreira, chegou a cantar gratuitamente pois ninguém queria contratá-la por ser considerada muito feia. Além de mestre na arte da improvisação e do scat, sua escala vocal alcançava três oitavas. Por tudo isso, foi considerada, aos 19 anos, a primeira dama do Jazz.

3. Nina SimoneNina Simone
Nina, além de extraordinária cantora, era exímia pianista. Foi uma das pioneiras na luta contra o racismo, cantou no funeral de Martin Luther King. Compôs a música que se tornou o hino ativista da causa negra, Mississippi Goddamn. De todas as cantoras desse Top 10, meu coração bate mais forte é por ela.

4. Roberta Flack
Aos 15 anos, Roberta foi uma das mais jovens alunas a ingressar na Universidade de Harvard, onde aprendeu a tocar piano clássico. Devido a sua voz suave, foi convencida por seu professor de canto a trocar o clássico pelo pop, o que fez sua carreira deslanchar. Gravou em 1973, seu maior sucesso, Killing Me Softly With His Song.

Tina Turner5. Tina Turner
Sua presença brilhante e voz perfeita fizeram com que Ike Turner, que veio a se tornar seu (péssimo) marido logo depois, a convidasse, em 1960, para deixar os backing vocals de seus shows para apostar em uma dupla de muito sucesso. Depois do fim da dupla, consolidou uma bela carreira solo, em que passou a ser considerada a Rainha do Rock. Tina brinca de variar entre graves e agudos sem perder o timing de suas apresentações, sempre vibrantes.

6. Dionne Warwick
Iniciou sua carreira ainda criança em uma igreja de em East Orange. Integrou o grupo Drinkard Singers, formando com alguns membros de sua família. Mas seu sucesso chegou quando foi descoberta pelos produtores Burt Bacharach e Hal David. Morou no Brasil na década de 90 e chegou a gravar um cd de samba e bossa nova.

Aretha Franklin
7. Aretha Franklin
A Dama do Soul também iniciou sua carreira cantando, ainda criança, na igreja onde seu pai era reverendo. Aretha é a primeira mulher a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll e é a segunda cantora a possuir mais Grammy's na história da música. Como é nascida em Michigan, o estado declarou a voz de Aretha como sendo uma maravilha natural.

8. Diana Ross
Fez parte do famoso grupo musical, The Supremes, junto com mais duas amigas. Em 1970, deixou o grupo para seguir carreira solo e logo emplacou o grande sucesso Ain't No Mountain High Enough. Diana atuou no filme Lady Sings The Blue, sendo indicada ao Oscar, em 1973, por interpretar Billie Holiday.

Donna Summer9. Donna Summer
Donna fez parte, no inicio de carreira, do coral da Igreja que frequentava em sua adolescência. Depois de terminar o ensino médio, se juntou à produção alemã do musical Hair. Quando se mudou para Munique, trabalhou em vários outros musicais e teatros. Desde que Love to Love You Baby estourou nas paradas européias e americanas, em 75, ficou conhecida como a Rainha da Disco.

10. Gloria Gaynor
Iniciou a carreira no Soul Satisfiers, grupo de Jazz Pop, nos anos 60. Assim como Donna Summer, consolidou sua carreira cantando disco nos anos 70 e emplacou vários sucessos, sendo os mais importantes as canções Never Can Say Goodbye e a Cláaaaaaaaaasica (que já falei por aqui) I Will Survive. Acho que o sonho dela é morar no Brasil, assim como fez Dionne Warwick, porque todo ano ela vem fazer uma turnê amiga, mas eu nunca consigo ver o show...

---

Sei que muita gente vai achar que existem outras grandes cantoras da música. Mas essas serviram de influência para TODAS as novas cantoras do mundo e continuam, mesmo que de maneira não tão populares, a encantar o público.
Se não concordar com algo, já sabe o que fazer...

UPDATE: Só para esclarecer, eu não coloquei por ordem de preferência... coloquei por ordem de nascimento das cantoras... Porque, bem provevelmente, uma se inspirou na outra e isso só seria possivel considerando a questão de "respeito aos mais velhos"... Hehehehehe... Se fosse por ordem de preferência, essa lista ia demorar mais do que ela já demorou para ser feita...

15 novembro, 2007

LCD Soundsystem no Eletronika

James MurphyOntem aconteceu a abertura do Eletronika e fui lá dar uma conferida na apresentação do LCD Soundsystem.

O grande bafafá em cima do grupo é a mistura de rock com música eletrônica, certo? Nunca entendi bem o porquê disso, afinal essa mistura não é novidade nenhuma. Alguns grupos de synth pop ou dance-rock começaram com isso há quase 30 anos. De qualquer maneira, sempre vale a pena dar uma conferida no que os músicos de New York andam fazendo.

Primeiro é importante dizer que o show aconteceu no Chevrolet Hall. A maioria das pessoas de Belo Horizonte que já foi ao C. Hall reclamou pelo menos uma vez da preparação acústica do local, ou melhor, da falta dela. Eu, por sorte talvez, nunca havia ido a um show por lá no qual a casa tivesse realmente atrapalhado. Isso até ontem.

Como estou falando de um ginásio, é fácil imaginar como o som batia nas arquibancadas vazias e voltava completamente distorcido aos ouvidos de quem estava lá. Mesmo com as faixas de pano estiradas do teto ao chão que (acredito eu) tentavam amenizar este efeito, em alguns momentos eu só conseguia entender o que estava acontecendo se tampasse os ouvidos e acompanhasse o show em um “volume mais baixo”.

Quando o LCD Soundsystem subiu ao palco a imagem era idêntica a de uma banda de rock se posicionando, um pouco inusitado sendo que estou falando de uma festival de música eletrônica. James Murphy já foi definido como uma das personalidades mais influentes de NY (na música, claro) e isso não parece ter afetado a educação do DJ, produtor, dono de gravadora e líder do LCD. Na apresentação ele conversou com o público, já abrindo seu discurso com um pedido de desculpas por não falar português e repetindo incontáveis obrigados.

Murphy abriu o show com “Us V Them” acompanhado pelo guitarrista Al Doyle (membro também do Hot Chip), o irreverente baterista Pat Doyle em seu micro-short verde limão e Nancy Whang responsável pelos sintetizadores, teclado e (infelizmente) alguns vocais.

O baixista, Phil Skarich, merece atenção especial. Sem sua presença não haveria show, nem sequer música. Seu instrumento define a maioria das canções e criou os pontos altos da apresentação.

A tão falada mistura (eletrônica e rock) em vários momentos parecia apenas um retorno à década de 80. Se o New Order nascesse hoje, é bem provável que faria música igual à “All My Friends” ou “Tribulations”. O que no meu conceito é um grande elogio, só não é tão criativo quanto se pinta.

Nas partes em que a experimentação musical se destaca, como em “Movement”, “North American Scum” e “Daft Punk Is Playing At My House”, a referência é óbvia e bem vinda. Um tipo Daft Punk modernoso, dançante e que agita a platéia.

Os mocinhos (e a mocinha) do LCD Soundsystem são bem falados em todos os cantos e alguns dizem ser o melhor show do mundo na atualidade. É muito bom, mas não chega nem ao melhor do ano para mim. Foi um show de qualidade, bem apresentado e que conseguiu balançar os esqueletos do público que era pequeno, mas animado.

Só fica um enorme porém para a intragável “Yeah” que, na noite de ontem, parecia sem fim e torturava meus ouvidos cada vez que Nancy Whang se aproximava do microfone com um dos vocais mais desafinados que já ouvi.

Para o set list completo, clique aqui.

14 novembro, 2007

Leona Lewis com Bleeding Love

Leona Lewis é o nome da vez na Inglaterra.

A cantora foi a vencedora do programa X-Factor 2006 (uma espécie de American Idol da Inglaterra) e está ameaçando desbancar o recorde inglês estabelecido pelo Arctic Monkeys (primeiro cd com aprox. 360 mil cópias vendidas em uma semana).

O primeiro CD de Leona, “Spirit”, foi lançado na segunda-feira (dia 12) e no mesmo dia vendeu 130 mil cópias.

Seu primeiro single, “Bleeding Love”, é atualmente o número 1 nas paradas britânicas. Dá uma espiadinha aí...

Xadrez está na moda

Além do marido de Amy Winehouse, Blake Fielder-Civil, que está preso (de novo) desde a semana passada, tem mais gente no mundo da música achando que o xadrez está super in.

Uncle KrackerUncle Kracker se declarou culpado pela acusação de agressão sexual, mas que no caso significa que ele passou a mão na bunda de uma mulher. A história é que ele estava em uma boate na Carolina do Norte e a tal mulher diz que ele passou a mão nela, ela bateu nele e ele estapeou de volta.

Ele não está feliz em se declarar culpado já que, segundo ele, nunca passou a mão em parte nenhuma da moça, só depois de apanhar que meteu a mão na cara dela (dessa parte ele disse que não se arrepende). Ele completa dizendo que só aceitou a declaração para não ter que enfrentar um processo longo.

O ex-DJ do Kid Rock terá que passar 12 meses em condicional, pagou 1500 dólares de multa e terá de freqüentar o AA.

---

Já o rapper T.I., que ficou em prisão domiciliar de 13 a 26 do mês passado, disse que espera ser exonerado de suas acusações. O artista foi preso em Atlanta há dois quarteirões da premiação que participaria em seguida, o BET Hip Hop Awards, tudo só porque ele tentou comprar metralhadoras e silenciadores. Nada demais neh?!

---

Por fim, Boy George, o Sr. Karma Chameleon, deverá comparecer ao tribunal no dia 22 de novembro. O líder do Culture Club está sendo acusado de aprisionar um modelo norueguês de 28 anos em sua casa em abril deste ano. Mas a história é tããão esquisita.

Em maio, Boy George foi preso porque um tal de Auden Carlsen o denunciou formalmente por agressão e aprisionamento (ou em português de advogados: cárcere privado). Diz Carlsen que conheceu Boy George através do site Gaydar e eles marcaram um encontro, à meia noite, na casa do cantor em Londres para uma sessão de fotos... sei...
Boy George
Lá, Carlsen fez várias poses eróticas para as tais fotos e depois um homem desconhecido o acorrentou à cama do cantor. Em seguida, diz o modelo, Boy George começou a mostrar chicotes e brinquedos S&M (kinky!).

Agora que vem a parte mais esquisita. O modelo conta que o desconhecido e George saíram do apartamento. “Eu o ouvi voltar, então caminhei para dentro de seu quarto usando apenas uma cueca branca e uma camiseta. Aí eu fui atacado por George e o outro homem”, disse o moço ao The Sun.

Primeiro que isso está parecendo roteiro de filme pornô de 5ª e segundo que se ele estava acorrentado e sofrendo, como é que ele caminhou para o quarto de Boy George? Tá, aham...sei...

Em seguida, ele explica que voltou a ser acorrentado e estava convencido de que ia morrer. Termina contando que já era quase de manhã quando ele conseguiu se libertar e fugir da casa do artista.

Vou fingir que me convenceu. De qualquer forma a polícia britânica parece acreditar no indivíduo, mas a gente já sabe que competência tá em falta por lá.

13 novembro, 2007

McCartney está precisando benzer

Paul McCartney tem uma vida difícil. Tudo ia bem, Yoko apareceu, os Beatles acabaram e Paul levou a culpa. Começou uma carreira solo, os críticos odiaram. Mataram John, Paul foi atacado por sua atitude foda-se fria.

Os anos se passaram, ele virou Sir Paul McCartney, estava tudo bem até que Linda, com quem foi casado por 29 anos, morreu de câncer em 1998. Teve polêmica e boatos sobre eutanásia.

3 anos depois ele fez a coisa mais estúpida de sua vida e se casou com a psicopata modelo Heather Mills.

Em julho de 2006, Sir Paul percebeu a burrice que tinha feito e pediu o divórcio. Amarga e ferida, Heather respondeu ao pedido de forma nada amistosa e mandou um dossiê para o juiz informando todas as atrocidades que Paul cometia com a pobrezinha.

A lista é inacreditável (mesmo, não acreditei em nada lá), inclui desde bebedeiras de Paul, tentativas de estrangulamento até um ataque com uma taça de vinho quebrada (só lembrando que quem pediu o divórcio foi ele).

Heather Mills e Paul McCartneyEm todas as atrocidades relatadas, Heather se coloca como uma inválida, “me arrastar até minha cadeira de rodas” ou “rastejar para subir uma escada”. Para quem não sabe, ela perdeu uma das pernas em um acidente em 1993, mas de inválida ela não tem nada. Até do programa “Dancing with the Stars” ela participou esse ano como concorrente.

A fortuna de Paul é avaliada em quase 1 bilhão de libras. Não que isso tenha qualquer relação com o caso, mas é que junto ao dossiê ela incluiu uma nota que dizia que ela tinha direito a uma parte do dinheiro, tipo 200 milhões (de libras!!!) tava de bom tamanho.

Em um acordo, o ex-Beatle concordou em pagar 32 milhões, mas Heather não ficou muito feliz. O barraco continua e a pobre vítima do casamento andou atacando até Stella (filha do primeiro casamento de Paul). Stella McCartney que é estilista fez um colar em formato de perna como uma “homenagem-resposta” à ex-madrasta. Simpática, não?!

Paul, que é um Sir, não responde aos ataques da ex, mas avisou que agora só sai com mulheres que se sustentem, ou seja, cheias da grana. E dizem por aí que está “namorando” uma senhora casada e foi visto aos beijos com ela na praia mais chic da costa leste americana, The Hamptons.

Paul, você não aprendeu nada? Só dinheiro não adianta. Só de ser casada já é roubada e, se eu fosse você, me benzia e exigiria avaliação psiquiátrica até da faxineira.

---

UPDATE:

Paul levou um fora, mas não foi da amante, e sim do Thom Yorke. Depois do dueto que o líder do Radiohead fez com PJ Harvey, McCartney achou que seria uma boa idéia fazer um também. O único problema foi que Yorke não quis. Hummm que chato hein Paul?!

Mas aparentemente ele não ficou tão chateado porque quem contou isso para todo mundo foi o próprio McCartney em um programa do Channel 4.

12 novembro, 2007

Dores no cotovelo de Mary J. Blige

Mary J. BligeEu já tenho uma certa antipatia pela Mary J. Blige, desde que ela fez o dueto de "One" com o Bono. Oh mulherzinha chata com aquela calça prestes a arrebentar que não sabe quando calar a boca e parar de berrar loucamente.

A última dela é dizer que "Umbrella", sucesso na voz de Rihanna, na verdade foi composta para ela. Segundo Blige, o produtor Tricky Stewart a procurou para gravar a faixa, mas como era época de Grammy ela estava muito ocupada.

Perdeu o bonde, a música estourou e todo o sucesso foi para a outra. Boo-hoo. Dor de cotovelo é uma coisa muito feia viu?!

Vergonha Alheia

Fernanda TakaiSabe quando alguém faz algo que te deixa tão envergonhado que chega a sentir vergonha pela pessoa? Pois é, esse é o princípio da vergonha alheia.

E eu senti isso ontem ao ler a nota do Terra que contava que Fernanda Takai, do Pato Fu, invadiu o palco durante o show do Devo para pegar um pequenino souvenir: Ela simplesmente queria pegar um dos uniformes amarelinhos que os caras acabavam de tirar para dar a seu maridinho, John, também do Pato Fu.

Claro que ela teve que pagar o mico de sair escoltada pelos seguranças "sem que houvesse grandes problemas, de forma educada e sem violência", de acordo com o Terra.

Se segurança eu fosse, na voadora eu já chegaria...

Acha que é só isso??? Nada! Como uma atitude patética puxa a outra, pouco antes disso, John, o maridinho, deu um selinho amigo nos pés de Mark Mothersbaugh, vocalista do Devo, durante a passagem de som do Pato Fu.

Agora, espia, o que esse cara vai pensar de músico brasileiro?? Depois fala que o Nasi é que está doido...

Todos contra Nasi

Dizem por aí que o Nasi pirou. O pai do ex-líder do Ira! pediu a interdição judicial do filho (se o pai da Amy souber disso, vai ter idéias).

O Fantástico mostrou uma reportagem ontem sobre o caso incluindo uma gravação de Nasi batendo um papinho com o irmão e empresário, Jece Airton Valadão (depois de dar um nome desses para o filho, se eu fosse o juiz interditava o pai). Na conversa, Nasi explica que vai matar o irmão e coisas assim, nada demais.

O Nasi se defende dizendo que estava ligeiramente embriagado na conversa e que está bem, tudo isso é armação do Valadão - oh, teoria da conspiração não é o melhor indicativo de sanidade.

O empresário/irmão ficou contra o Nasi quando o cantor decidiu sair da banda e, ainda segundo o doido Nasi, o irmão está enrolando uma prestação de contas. Tá vendo, sempre digo que essa coisa de negócio em família é loucura (oops).

O juiz pediu uma avaliação psiquiátrica do cantor antes de tomar qualquer decisão. Para maiores detalhes clique aqui.


charges.com.br

11 novembro, 2007

Friendship never ends?

As Spice Girls voltaram e todo mundo já sabe disso, com direito a contrato com a Victoria’s Secret, pacote promocional no cirurgião plástico rs e tudo mais. Eu só não consegui entender até agora o videoclipe de Headlines. Alguém me explica?



Uma baladinha melosa falando “just remember friendship never ends” com Geri exibindo uma barriga odiosa de sutiã e Victoria fantasiada de sado-masoquista (será que a Victoria’s Secret ta lançando uma linha kinky?), depois uma deitadinha no colo da outra. Eu hein.

De qualquer maneira, a música é bem fraquinha para um retorno. Desse jeito não dura muito e parece que a Mel C. já percebeu isso. Já mandou dizer que se as coleguinhas dela continuarem posando de divas e fazendo exigências absurdas na turnê, ela pula fora.

“Friendship never ends” neh? Aham...sei.

10 novembro, 2007

Ajdar Anik

O Ajdar é turco e trabalha como engenheiro mecânico. Um dia ele resolveu participar do programa de TV “Turkish Popstar”. Por algum motivo desconhecido só pelo Ajdar, ele não ganhou. Qualquer um ficaria chateado, desmotivado, mas não o Ajdar. Ele insistiu e gravou um disco.

O disco não vendeu. Aparentemente, nem a mãe dele comprou. Seria agora o momento de desistir? Não para Ajdar Anik! Ele gravou um videoclipe e colocou no YouTube. A canção chama "Çikita Muz", confere aí:



(Mulheres, barquinho, bananas? Bananas??? Alguém me explica???)

Ajdar, acho que agora você já pode jogar a toalha.

10 Clássicos do Rock 00's

Só para não faltar, uma listinha com 10 grandes sucessos de 2000 até agora. Daqueles que tocaram tanto nas rádios que só de ver o nome aqui na lista já dá enjôo – sem repetir gente que já apareceu em outras décadas ok?

10 Clássicos do Rock -> 00’s

1. Like A Stone – Audioslave (2002)

2. Take A Look Around – Limp Bizkit (2000)

3. Crawling – Linkin Park (2000)

4. Going Under – Evanescence (2003)

5. Take Me Out – Franz Ferdinand (2004)

6. How You Remind Me – Nickelback (2001)

7. Nemo – Nightwish (2004)

8. Hemorrhage – Fuel (2000)

9. I Fell In Love With A Girl – White Stripes (2001)

10. Kryptonite – 3 Doors Down (2000)

Eu nem passei de 2004 né? Libertines, Arctic Monkeys, The Raconteurs, Kaiser Chiefs, The Rakes, Weezer…e por aí vai.

---

Ui acabou. Em breve, listinhas com outros temas :)

Webcasts e Covers

O Radiohead anda aparecendo demais nesse blog neh?! Gente, mas é porque eles andam polêmicos e cheios de novidades legais e moderninhas.

Nas duas últimas noites, por exemplo, a banda fez 2 webcasts (primeiro um teste na quinta e depois o oficial na sexta-feira).

Aí você pergunta: uébi-who? que isso? Explico.

Webcast é a transmissão ao vivo utilizando a Internet por meio da tecnologia streaming para distribuir o sinal de áudio e vídeo em fluxo contínuo de informação.
Ou seja, é aquilo que acontece quando você liga sua câmera no MSN.

Quando uma banda faz um webcast é como se ligassem uma webcam onde estão e colocassem a transmissão ao vivo em um site - claro que tudo bem organizado, orquestrado e programado. É para essas coisas que o Radiohead tem a RadioheadTV.

O webcast-teste de quinta teve uns problemas técnicos, a transmissão estava um lixo, os quicktimes deram pau e muita gente entrou ao mesmo tempo, ou seja, um desastre. Ainda bem que eles testam antes neh?! Mas se tratando de Radiohead até os testes atraem curiosos.

A banda, que transmitia direto de um estúdio, realizou um antigo sonho de Thom Yorke e fez um cover de sua música favorita de todos os tempos: "Unravel" da Dona Björk. Assiste aí:

Esse vídeo é a segunda parte do teste e a figura que fica "desenhando" no quadro no final é o Stanley Donwood. Na primeira parte não acontece praticamente nada, insanidade pura, mas se quiser assistir, aqui ta o link.

Já o webcast mesmo (oficial de sexta) durou mais de uma hora e foi mais uma chance para alguns covers, animações estranhas, brincadeiras, além das "discotecagens" dos membros da banda.

Sobre os covers, teve um de "The Headmaster Ritual" do The Smiths e outro de "Ceremony" do New Order. Eu sou fã de New Order e gostei da versão "garagem" que eles fizeram. Se você quiser conferir o vídeo, clica aqui (esse vídeo começa em uma brincadeira deles com o filme Se7en, muito bom).

UPDATE:
Quem quiser saber sempre que for rolar um webcast do Radiohead e de quebra ler um blog escrito pela banda e pessoas que fazem parte das produções do grupo, acesse o Dead Air Space.

09 novembro, 2007

M.U.S.E.

TeignmouthEssa simpática cidadezinha aí chama Teignmouth, fica na Inglaterra e é a cidade natal da banda Muse.

Pensando no turismo e em prestar uma homenagem aos filhos pródigos, o conselho municipal decidiu colocar uma placa na entrada da cidade com os dizeres: "Home of Muse.

Fofo né? Mas desistiram! Algum a toa jogou no Google e descobriu que Muse também pode significar (como sigla) Medicated Urethral Suppositoy Erection, ou seja, algo como o Viagra. Com medo de qualquer ambigüidade, o conselho preferiu desistir da placa e estão pensando em alguma maneira de homenagear a banda sem correr o risco que virar a capital dos broxas motivo de piada na Inglaterra.

David Cox, membro do conselho, disse que estão pensando em algo que honre algumas das músicas mais famosas da banda. Agora, o que exatamente ele quer dizer com isso ninguém sabe ainda.

Grammy Latino 2007

Fui com muita boa vontade assistir o Grammy Latino 2007 para poder contar alguma coisa interessante aqui no blog – se você assistiu, sabe que eu me arrependi amargamente. Primeiro detalhe é que foi transmitido pela Band, isso já não é um bom sinal. Depois de ver a lista de indicados, percebi que seria difícil agüentar, mas persisti.

O palco foi um luuuuxo! Todo o brilho que eles acharam em Las Vegas (e olha que lá tem brilho pracaramba) ele colocaram no chão e nas laterais do palco.

E essa coisa de Las Vegas é meio sem sentido não?! Não é Grammy Latino? Então por que diabos foram fazer a cerimônia em Las Vegas? Vá entender.

A única coisa que eu descobri mesmo é que os outros países latinos possuem versões próprias de artistas brasileiros.

Exemplos:

Tem o Pepe Aguilar

Pepe AguilarUma mistura mexicana de Sancho Panza com Bruno/Marrone (acho que é o Bruno, mas não sei quem é quem nessa dupla).

Também tem o Papito (não gente, não é versão do Supla) é o Miguel Bosé

Miguel BoséNão, a gente num tem nada assim aqui. Essa imagem meio "Diário de um Detento" com esse andar Magal me deixou confusa.

Miguel Bosé de novoOu talvez seria um Ney Matogrosso? Parece que o moço é versátil.

Aí, continuando a premiação, a comentarista da Band que só falou asneiras a noite inteira e mostrou que não fazia a menor idéia de quem eram as pessoas que apareciam disse uma coisa que concordei: Jesse & Joy são Sandy & Júnior mexicanos.

Jesse & JoyNa verdade eu achei esse menino a cara do Zezédi, pela foto ta mais para encontro de Wanessa e papai dela.

E por fim, não entendi bem porque a Equipe Band inteira torcia tanto por esse tal de Ricky Vallen (também conhecido por cultivar o visual wannabeSupla - e tipo, who wanna be Supla???).

Ricky VallenAí eu pesquisei e descobri isso:

“Sucesso revelado no Programa Raul Gil há quase dois anos, Ricky Vallen é um artista completo de grande sensibilidade musical. Dono de um repertório eclético, o intérprete é capaz de envolver a todos com seu talento e interpretações de forte carga dramática.”

Ele foi revelado pelo Raul Gil...bom...não vou nem comentar, mas envolver a todos deve significar caganeira coletiva todos os surdos fãs. Se quiser ouvir, abre o site dele aqui, mas aviso NÃO VALE A PENA.

Ah! E claro, se você se interessar em saber quem foram os premiados da noite, a lista completa aqui.

08 novembro, 2007

Ensaio sobre o capricho

Vá lá! O pop é uma definição muito ampla! É o que vende? O que toca? O que sorri? Pop é o famoso ou a fama? A máscara ou o cerne? Há verdade? Falso-verdadeiro? Do coração? Da alma? Tudo já se perdeu. Agora, o capricho, o cuidado com a composição, o tempo gasto em fones de ouvido, Timbre e Tom você escuta com cuidado. Poesia e métrica, controle, experiência e experimento.

In Rainbows
Radiohead é uma banda sensacional, pode ser esquisita para alguns, talvez até no som, só que eles capricham nas gravações, perdem tempo com a obra, esculpem no fundo da garganta do Thom Yorke as notas necessárias pra uma melodia cantarolável, harmonia impecável. As guitarras são tão impestuosas que se parecem com o jeito de cantar. Canções! Violões e orquestras, pianos e percussões. Usem fone de ouvido. Toma tempo mas é bom, qualquer álbum, qualquer música. Carro também é o lugar.

40 analógicas libras, salgadinho mas vem com os Lps e um álbum de arte, além do CD. Quanto pagar num disco também é uma decisão complicada quando a banda te coloca nessa situação, eles estão ganhando muito dinheiro da maneira mais simples, se adaptando a um mundo louco onde os direitos de reprodução se tornam quase inexistentes, a obra é pública na criação. O Radiohead se auto-denomina pop.

Me faz pensar no Pop Rock Brasil. No capricho.

radiohead.com

E aqui as "possibilidades" de capas antes do lançamento.

07 novembro, 2007

Sawdust saindo do forno

Terça-feira que vem, dia 13 de novembro, chega às lojas o novo CD do The Killers: Sawdust.

Serão 17 faixas nessa coletânea de Lados-B e raridades da banda, incluindo uma versão de "Shadowplay" (do Joy Division que quem foi ao Tim Festival-SP conferiu ao vivo) e "Tranquilize", a primeira música do CD a ganhar vídeo, com a participação de Lou Reed.

Você também pode ouvir as duas faixas aqui.

Isso não se faz...

Gente, nunca pensei que fosse publicar uma entrada aqui sobre o Raça Negra, mas PRE-CI-SO.

Deu no Terra:

A Prefeitura de Assunção proibiu nesta quarta-feira, por receio de que haja poluição sonora, o show do grupo brasileiro de pagode Raça Negra, que seria realizado na sexta-feira em uma casa noturna da capital.

Poluição sonora? Oh gente, isso não se faaaazzzzz, você jogou fora a minha ilusããããão...

*Se você não faz a menor idéia do que eu to falando, assiste aqui

06 novembro, 2007

A Beautiful Lie

O 30 Seconds To Mars, que se apresentou no Tom Brasil (SP) no último dia 21 de outubro, está colecionando troféus pelo mundo e ganhou mais um na semana passada, o prêmio de Melhor Artista de Rock no European Music Awards 2007, em Berlin.

A banda foge o máximo que pode do estereótipo do ator-gatão que decidiu cantar – Jared Leto é lindo (na verdade é um escândalo), além de ser um ator conhecido em Hollywood por filmes como "Réquiem para um Sonho", "Clube da Luta", "Alexandre" entre outros – surpreendentemente, o 30 Seconds To Mars é mais que o estereótipo. A coleção de prêmios que vem recebendo é um belo indicativo.
30 Seconds To Mars, retirado de La Pagina Del Rock
A banda foi criada por Jared e seu irmão, Shannon Leto, em 1998. O primeiro release da dupla foi o álbum 30 Seconds To Mars de 2002, produzido apenas pelos 2 irmãos. Shannon ficou responsável pela bateria e Jared, além do vocal, gravou as guitarras, o baixo e os synths.

O primeiro trabalho demonstra um esforço por qualidade quase exagerado. Demorou 4 anos para ser lançado e trouxe letras que exibem conhecimento da língua inglesa, às vezes, arcaica, talvez para mostrar que o autor, Jared, não é apenas um rostinho bonito. Apesar da dupla afirmar que suas influências principais foram Incubus, Chevelle e outras bandas do cenário pós-grunge, esse primeiro álbum tem características que lembram grupos de Death Metal com o uso de símbolos e figuras mitológicas, Glam Rock no visual de Jared e Shannon e, por fim, o Goth Rock na sonoridade e linguagem. Uma mistura complexa que resultou em 11 faixas bem trabalhadas que lembram muitas coisas, mas que não inovam em nada.

Após 3 anos e uma turnê mundial, a dupla se transformou em grupo para criar o A Beautiful Lie, incluindo Tomo Milicevic na guitarra e Matt Wachter no baixo. Esse segundo álbum é bem diferente do primeiro. A Beautiful Lie é composto por 12 faixas menos complexas, de fácil digestão e alguns hits, como "The Kill" e "From Yesterday".
A Beautiful Lie
O álbum todo tem uma temática única: expressar um amor que não deu certo de forma nervosa. Típico de uma banda emo, mas deixando os preconceitos de lado é fácil ver que o objetivo da banda não é fazer um grupo de adolescentes chorarem e sim criar música de qualidade, mesmo que nem sempre o objetivo seja atingido em sua máxima. Variando entre um tom suave e os berros loucos de Jared, A Beautiful Lie se mostra um trabalho coerente e uma evolução musical nítida em comparação ao primeiro trabalho.

Chega a ser engraçado que neste álbum é possível perceber a semelhança com Incubus, mas segundo Jared a influência vem de bandas como U2 e The Cure. É preciso ignorar as declarações da banda que acabam por aumentar as expectativas sobre o álbum, frases como “queremos fazer algo diferente, novo” ou até mesmo citar Zeppelin como influência são uma bela mentira, pretensão em excesso e não corresponde ao que a banda entrega. Agora, se você está buscando rock descompromissado, bem feito, fácil de ouvir e que entretenha, A Beautiful Lie é uma ótima pedida.

Clique aqui para ver o site oficial da banda.

Relevância Zero!

Ih o mundo da música anda paradinho nas fofocas.

Então vou falar de um monte de coisa sem importância de artistas irrelevantes.

O Prince (ou seja lá qual for o nome que ele está usando) está cobrando royalty de tudo e de todos que querem usar a imagem dele – até dos fãs!!!

Filho, você fez sucesso na década de 80 com Purple Rain, bombou e depois neca. Você chegou atrasado no Golden Globe desse ano e ninguém tinha sentido sua falta até que você choramingou que ficou preso no trânsito. Além da Kombi de fãs que lhe resta, ninguém mais quer saber de você. Agora quer cobrar até deles para usar sua imagem? Como assim? Vai aparecer onde então?

(Será que falar nele também tá custando? Se tiver eu não pago não, me avisa que eu tiro isso daqui.)

---

Já o K-Fed vai aparecer na Oprah! Vamos por partes, se você não sabe quem é Oprah, eu desisto. Joga no Google e pára de passar vergonha. Agora, se você não sabe que K-Fed é Kevin Federline ex-marido de Britney, pode ficar tranqüilo porque ele é insignificante mesmo.

Diz ele que é músico e até lançou um CD. Como ninguém vai com a cara dele e sua "música" é ruim (ele ainda tem a cara de pau de chamar isso de Brazilian Ass Shaker, náuseas), na verdade, é muito ruim, é óbvio que ele vai na Oprah para falar de Britney. Segundo a assessoria dele, ele vai mostrar como é um bom pai e como não é culpa dele a insanidade permanente temporária da Miss American Dream.

---

E para finalizar essa série de notícias irrelevantes, o Lance Brass ta fazendo de tudo para virar notícia. Quem? O ex-N’Sync que ninguém lembra e deve morrer de inveja do Timberlake, sabe? Pois é, primeiro ele foi capa da People com "I'm gay", oh what a shocker!

Depois que ele viu que a notícia não teve graça nenhuma, ele acusou Britney de ser homofóbica. Disse que a cantora foi a primeira a saber da bombástica! notícia e que depois disso nunca mais falou com ele.

Mais uma vez, deu errado. Agora o eterno ex-N’Sync contou para a E! News que é um divorcé. Em 1999, ele se casou com uma namoradinha em Las Vegas e completa “as pessoas fazem coisas estúpidas no calor do momento”. Seriously? É assim que você quer ser notícia?

Lance, já que fazer música anda muito difícil para o seu lado, vou sugerir: agrida alguém, seja processado ou processe, apareça sem calcinha em algum lugar ou, sei lá, conta que casou com o Federline e ficou louca depois. Às vezes funciona.

05 novembro, 2007

10 Clássicos do Rock 90's

Para essa década, a memória está mais fresca, ou seja, já sinto as pedras vindo em minha direção. Bom, selecionei as 10 faixas a seguir partindo do princípio que foram grandes sucessos das bandas de maior eloqüência no cenário pop/rock (o rei da década de 90).

10 Clássicos do Rock -> 90’s

1. Smells Like Teen Spirit – Nirvana (1991)

2. Cryin’ – Aerosmith (1993)

3. Morning Glory – Oasis (1995)

4. My Hero – Foo Fighters (1997)

5. Bullet With Butterfly Wings – Smashing Pumpkins (1995)

6. Even Flow – Pearl Jam (1991)

7. She – Green Day (1994)

8. Machinehead – Bush (1994)

9. The Dolphin’s Cry – Live (1999)

10. Aeroplane – Red Hot Chili Peppers (1995)

---

Se discordou, já sabe o que fazer...

de 00 a 07, em breve.

Aos fãs do Radiohead

O Radiohead lançou o In Rainbows, o polêmico álbum digital, e depois assinou com a XL Recordings para lançar a versão física do trabalho. A data para chegar às lojas ainda não foi informada.

MAS no dia 10 de dezembro um super box para fãs será lançado pelo grupo.

O box, em edição limitada, tratá a discografia quase completa da banda, com os 6 primeiros álbums de estúdio: Pablo Honey, The Bends, OK Computer, Kid A, Amnesiac e Hail To The Thief. Além disso, I Might Be Wrong (aquele ao vivo) estará incluso no material.

Quem quiser adquirir o box terá 3 opções:

1 box tradicional com todos os cd’s
São os cd’s em formato digipack com as artes originais dos álbuns.
Custa 39,99 libras.
(aprox. 156 reais)

1 versão digital para download
Todos os cds em mp3 (a 320kbps), DRM-free (ou seja, sem limites de uso) e também incluindo as artes originais dos álbuns.
Custa 34,99 libras.
(aprox. 135 reais)
Radiohead Box versão USB
1 versão em USB de 4GB com todos os dados.
Todos os cds em WAV e, mais uma vez, com as artes originais dos álbuns. A grande diferença desse é que você está comprando um pendrive no formato daquele ursinho que virou símbolo do Radiohead – achei fofo.
Custa 79,99 libras.
(aprox. 313 reais)

Os preços são salgadinhos, mas se você é fanático e tem um dinheirinho sobrando já pode comprar no radioheadstore.com – mas lembre-se que só será enviado a partir do dia 10 de dezembro.

04 novembro, 2007

2 Chinese Boys

Em homenagem ao lançamento de Unbreakable, o novo dos Backstreet Boys - momento importantíssimo para a música mundial - resolvi postar sobre as celebridades da Internet que ganharam fama por "dublar" - lip sync - o grupo americano: os 2 Chinese Boys. Só para relembrar (miacabo com o carinha jogando Counter Strike no fundo):



Agora você me pergunta: celebridades? Não é exagero não. Os dois ficaram tão conhecidos por causa desse vídeo – e dos outros de-zoi-to que eles fizeram, joga no Google YouTube – que foram entrevistados no The Ellen DeGeneres Show e já assinaram contrato com a Motorolla e Sina.com. Além disso, no primeiro episódio de Heroes aparecem dois garotos em um bar imitando a dupla (na hora eu achei que fossem os próprios, frustrante).

Eles também assinaram contrato com a Taihe Rya Music, uma gravadora chinesa, e recentemente lançaram uma canção própria chamada "O Yi O Yi A" e claro que o videoclipe foi em lip sync também - ficou um leesho.

Bom, para acabar com esse monte de informação inútil, Haung Yi Xin (o de braço engessado) e Wei Wei preferem ser chamados de Back Dorm Boys. Se você for fluente em chinês, pode ler o blog deles aqui.

Álbuns e mais álbuns

Duran Duran

O novo álbum do Duran Duran estará nas lojas americanas a partir do dia 13 de novembro (nas inglesas no dia 16). Red Carpet Massacre é o 13° álbum do grupo que, completando 25 anos de carreira, está renovando.

Como não são bobos, chamaram um time poderoso para a produção do álbum. Das 12 faixas do novo release, 8 foram produzidas pelo Danja, lembra? O protégé do Midas Timbaland, que por sua vez, produziu outras 3 faixas. E, para finalizar, o primeiro single chamado "Falling Down" é de responsabilidade de Justin Timberlake, que também canta na faixa. É ouro na certa (eu torço, pelo menos).

---

Amy Winehouse

Para quem adorou Back to Black (como eu), uma boa notícia. O produtor Mark Ronson informou que Amy Winehouse está pronta para gravar um novo álbum. Entretanto, segundo o produtor que foi o responsável pelo primeiro álbum da cantora, “não podemos fazer a mesma coisa de novo, não pode ser como se fizesse parte dos anos 60 ou da Motown”. Poxa, mas não foi isso que chamou a atenção? Ele completa dizendo que gostaria de algo mais antigo e obscuro. Vamos ver no que dá. Aparentemente eles entram no estúdio este mês ainda.

E só para constar, a Amy Winehouse se apresentou no EMA's deste ano com a canção "Back to Black". Quem não viu, clica aqui - obs: eu diria que ela parece um pouco alterada e mesmo assim a voz continua um escândalo.

---

Coldplay

O Coldplay está com dificuldades para cumprir o prazo de entrega do novo álbum – prazo esse que eles não contaram para ninguém ainda. Chris Martin postou no blog oficial da banda alguns comentários sobre a pressão que o prazo exerce sobre a criação musical. Segundo ele, essa pressão funciona como um catalisador. Ele ainda afirma que álbum não passará de 42 minutos, 9 faixas. Catalisador miserável esse hein?

---

Britney Spears

Após três dias do lançamento de Blackout, o novo cd de Britney Spears está projetado para ser o número 1 em vendas no mundo, assim como todos os outros álbuns da cantora. Somente no primeiro dia nas lojas, o disco vendeu 124 mil cópias. A expectativa é que ultrapasse a marca de 325 mil quando completar uma semana. Gente, isso é disco praburro (sem trocadilhos, ok?). Só para você ter uma noção, aqui no Brasil um artista ganha disco de ouro quando atinge a marca de 50 mil cópias vendidas e, olha, são raros viu?!

Falando em Britney, agora sem relação com o álbum, o vocalista do Green Day, Billie Joe Armstrong, fez comentários sobre a cantora e como a mídia tem explorado os acontecimentos da vida pessoal dela desde a apresentação do VMA’s. Ele disse e transcrevo (traduzido, claro):

“Pessoas querem sangue. Elas querem ver as outras sendo atiradas aos leões. Assistir Britney Spears (no VMA’s) foi como assistir uma execução pública. Como as pessoas da MTV, as pessoas que a cercam, não sabiam que essa garota estava fucked up? As pessoas foram assistir esperando uma batida de trem e receberam muito mais do que tinham barganhado. Ela é uma criança manufaturada. Ela saiu de uma perspectiva Disney acreditando que tudo que há na vida é ser a estrela mais ridícula possível. Mas também tudo isso é sobre o que nós vemos como entretenimento, assistir alguém passar por aquilo."


Bom, se ele tava tentando defender Britney, ficou meio Chiquinha/Chaves hein. Quero nem ver se um dia ele for atacar...