06 abril, 2008

Neste mês: Muse

Aqueles que acompanham o blog devem ter percebido que nesse mês que passou ficamos devendo o artista do mês. Fazer o quê? Não vamos deixar o fato se repetir este mês e apresentamos o escolhido do mês.

Por influência externa, depois de muito tempo afastadas, passamos os últimos dias ouvindo muito esses moços de Teighmouth. O trio Bellamy, Howard e Wolstenholme é o nosso artista do mês.

MUSE

Resumo:

A banda nasceu oficialmente em 1994 com o nome de Rocket Baby Dolls, em Teighmouth, Inglaterra. Eles se conheceram enquanto tocavam em bandas diferentes e Matthew Bellamy passou no teste para entrar na banda de Dominic Howard.

MuseO grupo participou de um concurso local ainda sob o nome de Rocket Baby Dolls e ganhou o primeiro lugar. Depois disso, mudaram o nome para Muse, resolveram levar a carreira musical a sério, largaram os empregos e foram cursar faculdade de música.

Em seguida, passaram a fazer apresentações em Londres e Manchester, em uma das quais conheceram Dennis Smith, dono do Sawmills Studio, resultando em um contrato.

Em 1998, lançaram o primeiro EP, intitulado Muse, com uma tiragem de mil cópias, todas vendidas como fazem as bandas independentes. O mesmo aconteceu com o segundo EP, Muscle Museum, e ambos hoje são considerados valiosas raridades.

Como Dennis Smith tinha um selo muito pequeno, o Muse acabou negociando com diversas gravadoras que, na época, consideravam a banda muito similar ao Radiohead (naonde???). Depois de muitas negociações, o grupo fechou com diferente gravadoras para cada continente, o que aumentou o controle deles próprios sobre o que faziam.

No ano seguinte, em 1999, o grupo lançou seu primeiro álbum, Showbiz, produzido por John Leckie (o mesmo responsável pelo The Bends). A partir daí é história, a banda ficou cada vez mais conhecida e passou a tocar em grandes festivais. Seu último lançamento, Black Holes & Revelations de 2006, foi considerado pela crítica uma obra prima.

Alguns falam que o Muse é responsável por um novo sub-gênero do rock, chamado new prog, mas honestamente detesto esse rótulo. Normalmente as nomenclaturas usadas para definir um som são muito limitadas, prefiro dizer que é rock e pronto.




Formação:

Matthew Bellamy (vocal, guitarra, piano)
Dominic Howard (bateria e percussão)
Christopher Wolstenholme (baixo, guitarra, teclado e backing vocal)



Álbuns:

1999 – Showbiz

2001 – Origin of Symmetry

2003 – Absolution

2006 – Black Holes & Revelations

Mais



Uma pequena amostra:

É difícil escolher alguma coisa do Muse para mostrar aqui, cada álbum tem uma característica específica, mas como o objetivo é apresentar uma banda para aqueles que não a conhecem, melhor começar pelo básico.

Com vocês New Born, de 2001, lançada no Origin of Symmetry.




Curiosidades:

- Matthew Bellamy estuda piano desde sua infância e é filho do músico George Bellamy, membro do The Tornadoes (banda que dizem ser a maior influência do The Who). Ele também foi escolhido como rockeiro mais sexy do mundo pela Cosmopolitan Magazine em 2003 e 2004. Além disso, Matthew tem pavor de aranhas, adora Twin Peaks (David Lynch) e tem fetiche por italianas, por sinal, está com uma desde 2001, Gaia Polonni, uma psicóloga que mal falava inglês quando eles se conheceram.

- Dominic Howard é uma figura interessante, que supostamente faz download ilegal de música, quer que “Don’t Stop me Now”, do Queen, seja tocada em seu funeral e era empacotador de um fábrica de camisetas das Spice Girls quando largou tudo para virar músico.

- Christopher Wolstenholme é casado, pai de 3 filhos, já foi guitarrista, baterista até que, por pedido de seus bandmates, aprendeu a tocar o baixo, seu instrumento atual.



Links:

Site oficial

MuseWiki (portal no formato da Wikipedia feito exclusivamente para a banda)

Muse no Wikipedia em português

Muse no Wikipedia em inglês



Onde comprar:

Em qualquer loja de sua preferência. Muse é relativamente fácil de encontrar aqui no Brasil.



Mais sobre o Muse aqui no blog:

Indicações aos Brit Awards

M.U.S.E.

NME 2008 Awards