As 5 escolhidas dessa semana são:
Queen com Don't Stop Me Now
The Rolling Stones com Satisfaction
AC/DC com You Shook Me All Night Long
Soda Stereo com De Musica Ligera (original de A Sua Maneira)
As 5 escolhidas dessa semana são:
Queen com Don't Stop Me Now
Para quem não sabe, um dos maiores inventos da Internet está completando 3 anos de existência neste mês de fevereiro. Sim, é dele mesmo que eu estou falando, nosso querido e amado YouTube. Então, em homenagem à data, os 10 videoclipes (musicais) mais assistidos no YouTube desde sua criação. Seguem com os links porque é óbvio que a maioria está bloqueada para embed em site.
Os 10 videoclipes mais assistidos no YouTube até hoje
10 – Alicia Keys – No One (30.374.866 exibições)
9 – Soulja Boy – Tell Em (30.814.895 exibições)
8 – Linkin Park – What I’ve Done (30.977.423 exibições) - esse link não está disponível para visualização no Brasil, mas como a gente sempre dá um jeitinho, link alternativo para vocês.
7 – Sean Kingston – Beautiful Girls (36.137.238 exibições)
6 – Akon – Don’t Matter (38.137.238 exibições)
5 – Timbaland – The Way I Are (38.514.039 exibições)
4 – My Chemical Romance – Famous (Last Words) (41.949.466 exibições) - mais um bloqueado para o Brasil, e de novo, o jeitinho brasileiro.
3 – Timbaland – Apologize (47.044.909 exibições)
2 – My Chemical Romance – Teenagers (47.075.252 exibições) - ta chato isso já, qual o problema? Acharam tão ruim que ficaram com vergonha de mostrar para a gente? Eu acho possível, dá uma olhada.
1 – E, em primeiro na música, ela não deixou chance para ninguém. Com mais de 23 milhões acessos de vantagem, segundo lugar geral (perdendo apenas para Evolution Dance), Avril Lavigne com Girlfriend (70.144.165 exibições).
Os números são válidos até o momento desse post, o que aconteceu depois não é culpa minha.
Falando em Mika e Freddie, hoje acordei meio louca e decidi ouvir Queen pra vir pro trabalho!
Gente, fiquei louca! Juro que queria ter a mesma permissão que a Björk e o Billy Elliot tiveram pra dançar na rua.
E, é por isso, que decidi fazer a lista de hoje: 10 músicas do Queen para ouvir na hora de ir para o trabalho.
10 - Killer Queen
Quem joga Guitar Hero, sabe do que eu estou falando... Tão clássico que foi parar em um dos jogos mais bacanas dos últimos tempos...
9 - We Are The Champions
Todo esporte que se preze já teve alguma final embalada por essa canção. No meu caso, é reservada para quando consigo chegar ao trabalho no horário certo... quem mora em BH, sabe do que eu estou falando...
8 - Under Pressure
Queen e Bowie... é muita gente boa pra uma música só... Tão boa que até Vanilla Ice usou sampleada em Ice Ice Baby. Fazer o que, neam?!?!?
7 - Somebody to Love
Adoro essa música e acho fofa (apesar de triste)... mais fofa que a letra, só a Gloria de Happy Feet cantando com o bando todo de pinguins. Miacabo!
6 - We Will Rock You
Sei que nosso blog é sobre música, mas também somos doentes por cinema... Seria difícil não ouvir essa música e me lembrar que está na trilha sonora de A Knight's Tale, com Heath Ledger, morto na semana passada. Triste...
5 - Crazy Little Thing Called Love
Descobri um grande segredo dessa música, mas prefiro deixar todo mundo curioso... Assim terão que ver as cenas dos próximos capítulos...
4 - I Want to Break Free
Um dos melhores clipe já feitos até hoje. Dirigido por David Mallet, o clipe é uma paródia do mais longo seriado (soap opera, pra ser mais exata) britânico, Coronation Street, no qual os integrantes da banda fazem o papel das quatro personagens principais.
3 - Another One Bites The Dust
Toda agitação da parte instrumental já anima geral. Pena que ela foi recomendada como uma das canções impróprias para ser tocada depois do ataque de 11 de setembro por rádios e canais de televisão, de acordo com a Clear Channel Communications, empresa estadunidense (Concordo com a Joey, do Eu era pop, que "adora chamar americano assim, faz eles parecerem mais losers, né?") que possui diversas subsidiarias ao redor do país na área de comunicação.
2 - Don't Stop Me Now
I Likeeeeeeeeee it!
Aprendi a gostar MUITO por causa da vinheta do VH1, a filha mais nova (e melhor que a mãe) da MTV, e descobri que de manhã acontece uma coisa muito louca ao ouvir essa música. Virou toque do meu despertador.
1 - Bohemian Rhapsody
Um dia, Sharon me fez uma pergunta que mudou a minha percepção musical: "Qual é a música mais perfeita (lê-se, melhor) do mundo na sua opinião???"
Pensei muito... por muitos dias e decidi: é essa a música mais perfeita do mundo!!!
Poderia passar um século explicando o porquê, mas ela é auto explicativa. E, é por isso mesmo que é a primeira da lista.
Antes que você reclame que faltou essa ou aquela música na lista, eu gosto de todas, mas essas me deixam mais feliz e bem disposta para o trabalho... Descubra também o que te faz feliz de manhã (se é que existe alguém feliz de verdade de manhã...)
Globo de Ouro não teve, mas, para alívio da Recording Academy, o Grammy está garantido. Há algumas semanas os roteiristas em greve garantiram que não haveria piquete na porta da cerimônia e, agora, depois de um acordo com alguns deles, o evento contará com roteiro e a festa segue como planejada.
Já foram confirmadas as apresentações de: Foo Fighters, Carrie Underwood, Beyoncé, Rihanna & The Time e Mary J. Blige. Há rumores que Amy Winehouse também se apresentará, isso, claro, SE ela sair do rehab até o dia 10 de fevereiro, dia do Grammy 2008 (e não, não foi um trocadilho, dessa vez ela realmente está em rehab).
E, só para constar, para a cerimônia de entrega dos Oscars (programada para o dia 24 de fevereiro) ainda não tem nada garantido. Nenhum acordo foi feito com os roteiristas até o momento.
Queridos leitores fãs de U2, cuidado! O empresário do grupo, Paul McGuinness, está querendo ir atrás das pessoas que fazem download ilegal pela Internet.
Em um discurso no encontro dos empresários em Cannes, McGuinness disse que os grandes culpados são os provedores de Internet que permitem que seus usuários façam qualquer coisa deixando tudo passar. Ele pediu que os provedores tomassem providencias imediatas para "desconectar" usuários fazendo downloads ilegais.
Sr. Empresário do U2, fala sério né?! Agora vai querer monitorar tudo que nós, pobres internautas, checamos e baixamos? Larga de ser mané. O último CD do U2 que eu comprei, só comprei porque já tinha ouvindo váááárias vezes e gostado. E como eu fiz isso? Download, meu caro, download.
Além disso, McGuinness também culpou as gravadoras por não pensarem no futuro e permitirem que a indústria da música chegasse no ponto que está. Segundo ele, há muito dinheiro nesse mercado e ele parou de chegar até os músicos. Bom, isso aí a gente já falou aqui 200 vezes.
Gente, não sei se já falei por aqui (memória não é meu forte), mas eu era bastante desconfiada desse menino Mika (menino pq ele nasceu no mesmo ano que eu, então tenho direito). Se eu já falei, passe para o parágrafo seguinte. Mas todo mundo que estoura e vira sucesso da noite para o dia me deixa com pé atrás e, para completar, veio essa coisa de comparar ele com o Freddie Mercury (por favor néam?! sinta o exagero).
De qualquer maneira, sucumbi. “Life in Cartoon Motion” é do tipo de álbum que de primeira você pensa: ele está se esforçando demais. Mas a coisa vai para o sangue e de repente você só está ouvindo isso. Há dias, desde que comprei o CD (com uma capinha linda por sinal), ele não saiu mais do meu player.
Grace Kelly eu não preciso nem comentar. Com seu Q de musical da Broadway ou final feliz de filme, ela é o tipo de música que é impossível ficar parado quando toca. Pensando bem, isso é característica do disco quase todo. Com Lollipop, por exemplo, graças a seu refrão agudo semi-infantil, o clima é inocente, feliz e, claro, dançante.
Love Today, Stuck in the Middle e Relax, Take it Easy são as grandes responsáveis pela tal sensação de “esforço em excesso”, mas com o tempo você percebe que nem é esforço, ele realmente sabe soltar agudos como poucos. Afinal, quem sabe faz ao vivo.
"Relax, Take It Easy", ao vivo
Não, não é playback
Por favor, alguém dá um PF pra esse moço, urgente!
Já não dá mais para evitar. Só para me contrariar, eles resolveram que a idéia de voltar seria boa (original neh?!). Os New Kids On The Block estão preparando seu revival. Não, não é piada e hoje não é 1º de abril. A grande boy band da história está com site “teaser” e tudo.
Fazer o que não é?! Enquanto a Cientologia ataca Hollywood, o Culto do Come Back faz lavagem cerebral no mundo da música (até em quem não devia). Agora só fica uma dúvida, se o grupo acabou “por causa” dos ataques de pânico do Jonathan Knight, como eles vão fazer para colocar o moço num palco? Sedativos?
O gostosão bonitão cantor Lenny Kravitz declarou ao The Sun que não faz sexo há três anos!!!! De acordo com o jornal, Lenny fez um voto de castidade até que ele se case novamente. “É apenas uma promessa que fiz, é onde estou em minha vida...A mulher deve ter algo mais, não apenas o corpo, mas a mente e o espírito”, disse Lenny. Meio Santo Daime demais isso, não?! Mente, espírito. Um conselho? Cuidado que a coisa vai acabar estragando por falta de uso hein.
Dona Leslie Feist lançou mais um videoclipe essa semana, dessa vez para a faixa "I Feel It All", que pessoalmente acho sensacional.
Mais uma vez é um clipe divertido, só que agora a coreografia colorida foi substituida por um jogo entre as batidas da música e fogos de artifício. Assiste aí:
Gente, e o Chinese Democracy hein? A odisséia do novo álbum do Guns N’ Roses que começou em 1994 continua. É isso aí, anunciado pela primeira vez em 1994, hoje, em 2008, ainda estão pensando em como lançar o álbum (que pra mim já virou lenda há uns 5 anos).
A última notícia é que, segundo o assistente do Axl Rose, o cantor está planejando “dar uma de Radiohead”. Lançar exclusivamente pela Internet e com o preço a escolha do freguês. Vamos ver se assim pelo menos essa joça sai.
Falando em Axl, vocês se lembram como ele era “sou galã” na era de ouro do Guns?
Axl antes
Já deram uma olhadinha em como o indivíduo se encontra? Espia aí:Axl depois
O que os anos não fazem com uma pessoa que já foi famosa não é?!Devido a problemas técnicos, excepcionalmente nosso Playlist da Semana sai hoje, sexta, e não quarta como de costume. Ah, mas que se dane neh não?! Confere aí as 5 escolhidas:
Altos Cumbieros – La Colaless
ATENÇÃO!!! FÃS DE TRIP HOP!!!
Depois de 11 anos de uma longa espera, "Meu" Portishead lança em dia 14 de abril o famigerado "Third".
Em um comunicado no site do trio, eles confirmam 11 faixas do cd finalizado em outubro, entre elas "Peaches", "Wicca", "Hunter" e "Mystic" que já são tocadas durante o show no ATP. Além disso, prometem uma grande turnê para divulgação, que inclui uma apresentação no Coachella 2008, festival que acontece entre os dias 25 e 27 de abril em um deserto da Califórnia.
Preparem o coração (assim como eu tive que me preparar, porque deu até vontade de chorar...) e vamos começar a contagem regressiva pro lançamento do cd novo!
Opa! Depois de merecidas férias, estou de volta. Eu tava na terra dos hermanos bailando el tango *cof e ouvindo as novidades dos porteños.
Bom, primeiro preciso dizer que não é a primeira vez que ponho meus pezinhos em Buenos Aires e, mesmo assim, me surpreendo com o gosto musical daquela gente. Além de ser muito diversificado, com lugar para música argentina, brasileira (desde Terra Samba a Maria Rita), americana, francesa etc, no geral, as coisas que aqui você pensa "não é material para rádio" e ainda se acha super cult por que tem na sua coleção de CDs, lá todo mundo ouve e sai cantando pelas ruas. Acho sensacional.
De qualquer maneira, escolhi um hit local para mostrar aqui e é daquelas músicas que fazem todo mundo dançar pelas ruas de Buenos Aires. Qualquer um mesmo, do DJ que coloca a música na pista ao vendedor de chicletes num kiosko da Avenida de Mayo. Seria uma espécie de Festa no Apê argentina porque atacou os ouvidos de todo mundo. Com vocês: Los Altos Cumbieros com “La Cola Less” ou “La Colaless”
Descobri uma ótima (cof,cof) cantora quando estava fazendo pesquisa para um outro post e me senti no dever de compartilhar essa diva com vocês...
Tenho a honra de apresentar: WINGGGGGGGGGG!
Wing é uma "cantora" de Hong Kong. Depois que se mudou para a Nova Zelândia, decidiu cantar como um hobby, fazendo apresentação para pacientes de hospitais (Tenho pena dos pacientes. Queriam se matar depois do show). Seu primeiro cd, Phantom of the Opera, fez tanto sucesso que, depois de diversas apresentações em programas de tv, Wing ganhou um episódio em sua homenagem no desenho South Park.
Tia Wing (tô intima e miacabo!) tem até um site, onde você pode ver outros vídeos, saber mais informações sobre sua carreira e até comprar cd's? Praticidade é isso, minha gente!
Agora chega de exaltar nossa diva. Vejam o vídeo e se deliciem com essa bela interpretação de Close to You, do The Carpenters.
Quando penso que já vi de tudo, essa gente me aparece com outra pior ainda...
Como se nada de idiota que Pete Doherty já fez na vida bastasse, ele me faz o favor de engravidar uma doida menina de 20 anos, Laura McLaughlin. Ela está grávida de três meses.
Lola, apelidinho meio biscate da moçoila, garante que era virgem, mas não contou ao Sexy junkie.
Agora vamos a trechos muito meigos da entrevista concedida por Lola para o jornal "News Of The World":
- Contei para Pete que estava grávida por telefone, um pouco depois do Natal. - Ele sempre foi muito carinhoso comigo, beijava meu pescoço e sempre me convidava para ir a sua casa. - Pete disse que gostou de mim porque fui inteligente e franca, o contrário de Kate Moss. Ele me levou a acreditar que teríamos um relacionamento, o que não aconteceu.
Devo confessar que quando eu olho para a cara dele, eu sinto muito nojo. Juro! Ele deve mesmo ter alguma coisa de MUITO especial. (Pode até ter, mas eu pulo...)
Mas um outro detalhe dessa saga romântica me chamou MUITO a atenção: ela é afilhada de Sir Alex Ferguson, treinador do Manchester United.
Agora me explica: O que uma menina, que é afilhada do treinador de um time que possui um dos jogadores mais lindos do mundo, foi caçar com essa criatura aqui embaixo?
Na edição que chegou às bancas ontem, a revista Época divulgou a sua lista das "100 maiores do rock".
A construção da lista foi feita com a contribuição dos leitores que deram o valioso pitaco no blog Mente Aberta de Luís Antônio Giron (e colaboradores, porque editor que é editor, bota geral pra trabalhar pra ele...).
Prefiro me abster de cometar a lista... tem coisas muito boas mas discordo da posição de algumas obras artísticas (A tia da escola disse que a ordem dos fatores não altera o produto, mas eu discordo totalmente... Nunca gostei de matemática mesmo...).
As 10 primeiras músicas da lista são:
1. “A Day in the Life” – The Beatles
2. “Like a Rolling Stone” – Bob Dylan
3. “Good Vibrations” – The Beach Boys
4. “Satisfaction” – The Rolling Stones
5. “One” – U2
6. “Purple Haze” – The Jimi Hendrix Experience
7. “Rock and Roll” – Led Zeppelin
8. “Sunshine of Your Love” – Cream
9. “Comfortably Numb” – Pink Floyd
10. “Baba O’Riley” – The Who
Para conferir os comentários dos leitores sobre as 10 primeiras e quais são as outras músicas da lista, veja aqui.
Chris Martin desceu o braço (na verdade, nem foi tão grave assim) em um paparazzi, na porta do Hospital Mount Sinai, em Nova York, onde, no dia anterior (15 de janeiro), Gwyneth Paltrow foi internada.
Ao ver os urubus paparazzi na porta do hospital, Chris empurrou o fotógrafo, tirando a câmera de sua mão, falou alguns palavrões e pediu o que eles nunca poderão fazer: “Tenha um pouco de respeito aqui!”
Para ver a cena, clique aqui.
É... A coisa se torna mais feia pro lado dos executivos da EMI. Depois de amargar a saída de grandes nomes de seu casting (como Paul McCartney e Radiohead), liberar patrocínio para seus artistas e anunciar o corte de até 2 mil funcionários, terão que segurar mais uma bomba.
Ontem, os Rolling Stones anunciaram a assinatura de um contrato exclusivo para lançar seu próximo álbum pela Universal Music. O CD, com previsão de lançamento para março, será a trilha sonora do documentário musical de Martin Scorsese, "Shine a light".
Se considerarmos que o contrato dos Stones com a EMI termina em maio, o pessoal deve estar com a pulga atrás da orelha. Mas a gravadora tratou logo de alegar que "o relacionamento com o grupo não foi afetado pelo anúncio".
Quem sabe não chegou a hora da EMI se tornar a primeira grande gravadora a aceitar e criar novas alternativas para se adequar à nova realidade criada pelo ambiente digital?
Mais sobre o assunto:
A FYE é a marca uma megastore americana (da Trans World) que vende filmes, livros, jogos, disponibiliza downloads e tem como foco principal a venda de CDs. No total são 962 lojas, ou melhor, eram. A empresa anunciou na semana passada, dia 9, o fechamento de 138 de suas lojas. O motivo? A queda na venda de discos.
Além da crise na indústria da música, aparentemente a venda de DVDs no mercado americano também tem sofrido uma forte queda nos últimos 2 anos.
Agora, não precisa ser nenhum especialista de mercado para perceber que isso (além dos problemas da economia americana em geral) tem relação direta com o mundo digitalizado. A gente fala aqui toda hora: abre os óio gravadora!
Eis que 1 mês e 4 dias depois da morte de Ike Turner, sai o resultado da autópsia comprovando que a causa de sua morte foi overdose de cocaína.
Agora me explica: alguém tinha dúvidas disso??
Como todos sabem, ele foi o "delicadíssimo" parceiro musical e ex marido de Tina Turner ao longo de quase 20 anos, com o qual ela não falava à 35 anos, por motivos mais que óbvios.
Sinceramente, acredito que, na escola onde o ex maridinho de uma famosa e controversa estrela pop (desculpe, prefiro nem citar nomes pra não dar ibope, mas sei que pensou em, pelo menos, duas...) estudou, "Eka" Turner era diretor.
Quer saber? Já foi tarde. Prontofalei.
No último dia 14, saiu a lista de indicados ao Brit Awards, premiação britânica que
acontece no dia 20 de fevereiro.
Take That(???), Mika e Leona Lewis (vencedora da terceira temporada de The X Factor, a
versão inglesa de American Idol) lideram indicações.
Considerando os indicados, essa premição me apetece bem mais que o Grammy. Será que algum filho de Deus da TV à cabo vai transmitir? Estou sem saber pra quem vou torcer em, pelo menos, 3 categorias.
Confira os indicados das 12 categorias do prêmio e faça suas apostas:
Melhor cantor britânico
Jamie T
Mark Ronson
Mika
Faulkner
Richard Hawley
Melhor cantora britânica
Bat for Lashes
Kate Nash
KT Tunstall
Leona Lewis
PJ Harvey
Melhor grupo britânico
Arctic Monkeys
Editors
Girls Aloud
Kaiser Chiefs
Take That
Melhor álbum britânico
"Favourite Worst Nightmare" - Arctic Monkeys
"Spirit Syco Music" - Leona Lewis
"Version" - Mark Ronson
"Life in Cartoon Motion" - Mika
"Beautiful World" - Take That
Revelação britânica
(Vencedor escolhido pelos ouvintes da Radio 1 da BBC)
Bat For Lashes
Kate Nash
Klaxons
Leona Lewis
Mika
Melhor show britânico
(Vencedor escolhido pelos ouvintes da Radio 2 da BBC)
Arctic Monkeys
Kaiser Chiefs
Klaxons
Muse
Take That
Melhor single britânico
"Bleeding Love" - Leona Lewis
"Grace Kelly" - Mika
"Shine" - Take That
"Ruby" - Kaiser Chiefs
"About You" - Sugababes
"Valerie" - Mark Ronson feat. Amy Winehouse
"Foundations" - Kate Nash
"Worried About Ray" - The Hoosiers
"1973" - James Blunt
"Real Girl" - Mutya Buena
Melhor cantor internacional
Bruce Springsteen
Kanye West
Michael Buble
Rufus Wainwright
Timbaland
Melhor cantora internacional
Alicia Keys
Björk
Feist
Kylie Minogue
Rihanna
Melhor grupo internacional
Arcade Fire
Eagles
Foo Fighters
Kings of Leon
White Stripes
Melhor álbum internacional
"Neon Bible" - Arcade Fire
"Long Road Out of Eden" - Eagles
"Echoes, Silence, Patience & Grace" - Foo Fighters
"Because of The Times" - Kings of Leon
"X" - Kylie Minogue
Prêmio escolha da crítica
Adele
Prêmio por contribuição à música
Paul McCartney
Parece que Amy quer mesmo mudar de vida... Depois de viajar com o ex, ficar linda (cof, cof..) e loira, ela agora, em nova parceria com Mark Ronson, planeja gravar um cd de músicas judaícas.
Conforme dito por Mark, Amy, que é de família judaíca, sempre elogiou as músicas natalinas e do Chanucá, tradicional feriado conhecido como festa da Consagração ou das Luzes.
O cd deverá ser gravado ainda esse ano e as composições já começaram a ser feitas por Amy.
Penso, eu, com meus botões e lanço a enquete:
Qual é o desejo secreto de Amy?
A) Ela quer mudar de vida e abrir uma sinagoga com o marido, redimido depois dos tempos de cana;
B) Ela quer seguir a cabala e ser adotada pela Madonna, depois de largar o marido por causa do ex;
Alguém pode me ajudar a entender?
Como sempre às quartas, aí vai mais um playlist:
Bat For Lashes com Sad Eyes
Existem momentos cruciais na vida de um músico, é quando ele escolhe se entra para a história por suas virtudes ou por seus desastres.
Alguns deles, não pensaram bem no que faziam quando cometeram sacrilégios de deixar os maiores cantores mortos da música se revirando de ódio no túmulo e, os vivos, pedindo pra ter "perda de memória recente" pra não ter que lembrar do que estão ouvindo.
Senhoras e senhores, vamos ao show de horror!!!
10) The Scientist - Avril Lavigne
Ela sempre vai me surpreender! Brinca de ser roqueira, casa, vira Patty e comete esse assassinato musical.
Então... Courtney Love entrou numas produzir a cinebiografia de Kurt Cobain. O filme será baseado no livro “Mais pesado que o céu”, de Charles R. Cross, e ela escolheu Ryan Gosling para o papel principal.
Até aí tudo bem... A gente sabe que ela nunca bateu bem... MAS ela resolve se superar e bateu o pé dizendo que quer Scarlett Johansson vivendo elazinha. Isso mesmo que você leu! Scarlett Johansson = Courtney Love!
Agora me diga, naonde que a Scarlett tem a ver com a louca? Fia, trata de comer bastante arroz com feijão pra ter um pingo de beleza e finesse que a outra.
Dizem as más línguas que a atriz aceitou o papel amarradona, jogando Kirsten Dunst, que também estava cotada para o papel, pra escanteio.
Siliga, se famosa eu viro, quero Halle Barry sendo eu no cinema, tá combinado???
Christina Aguilera pariu teve neném ontem. A criança passa bem e a mãe também e isso é tudo que todo mundo sabe até agora.
Você já tentou explicar porque a torta de morango da sua mãe é mais gostosa que a da padaria? Ou porque você gosta mais de coca-cola que de guaraná (ou vice-versa)? É quase tão difícil quanto comentar o TV on the Radio e seu Return to Cookie Mountain.
São 11 faixas que eu tenho certeza que 99% das pessoas que ouviram não conseguiram decidir, de primeira, se foi bom ou ruim. Do começo ao fim, a sensação é de desconforto. Desconforto comum em qualquer ouvinte diante de algo diferente, impossível prever o que virá no segundo seguinte.
O álbum é todo estranho. Um estranho que vicia e, em pouco tempo, se torna familiar, mas sem perder a genialidade. Confuso, não? Mas não há como explicar a sonoridade artificial com um Q de desafinação, confusão e chiados que caracteriza faixas cheias, homogêneas, incomuns e, sobretudo, charmosas.
Adebimpe (vocalista principal e um dos fundadores do TVOTR) é dono de uma voz potente e afinada, mas o mais importante é que ele sabe muito bem como controlá-la. Sua voz funciona quase como um elemento extra no instrumental das músicas, é apenas um “detalhe”, um “sampler” que complementa e dá identidade a cada canção. O mesmo acaba acontecendo com as outras vozes, os samplers e todos os instrumentos inclusos no álbum. Tudo na medida exata, nada faltando ou sobrando, sob a assinatura do produtor David Sitek (também membro-fundador do grupo).
As letras também são um ponto importante que deve ser notado. Se você espera rimas óbvias, pode desistir. São combinações inesperadas que encaixam perfeitamente na melodia de cada faixa. Além de rimas inteligentes, as composições precisam de uma certa dedicação antes de serem realmente compreendidas (se é que isso é possível).
Levando um tema em comum (a derrota ou seria a superação?), o álbum passeia pela idéia de deixar o passado com um leve (bem leve) tom de esperança. Se tivesse que definir uma lição de moral transmitida por Return to Cookie Mountain seria algo como: carpe diem, o passado não importa e o futuro não está definido. Parece clichê de auto-ajuda, mas não é nada disso, acredite. De alguma forma, esses novaiorquinos conseguiram abordar o tema sem sequer se aproximarem do lugar comum, os “narradores” são qualquer coisa menos padrões.
Essa terapia musical também conta com participações especiais como a vocalista da banda Celebration, Katrina Ford, guitarras de Nick Zinner (do Yeah Yeah Yeahs) e um ilustre backing vocal: David Bowie. Por sinal, Bowie declarou que TVOTR é a melhor coisa que surgiu nos últimos anos na música. Quem sou eu para discordar?
Ouça Return to Cookie Mountain uma, duas, dez vezes. Essa é a melhor (única) forma de entender algo impossível de explicar com palavras, igual à torta de morango da mamãe.
O Phelipe Cruz (do PapelPop e da Revista Capricho) contou e eu to repassando, igual “telefone sem fio” (agora que eu pensei, o nome dessa brincadeira perdeu completamente o sentido...anyways).
Sr. Timberlake baixa no Brasil em 2008 com a turnê FutureSex/LoveShow Tour. A data já é certa: dia 24 de maio em São Paulo.
É possível que o moçoilo também se apresente no Rio, dia 25, mas esse show ainda não está certo.
Se maio está longe, em abril a colombiana de Barranquilla se apresenta em 5 cidades brasileiras. A programação é a seguinte:
Dia 11 - Porto Alegre
Dia 12 - Curitiba
Dia 16 - Rio de Janeiro
Dia 17 - São Paulo
Dia 19 - Brasília.
Pô, dona Shakira podia arrumar um diazinho para Belo Horizonte né?!
Phelipe Cruz ainda dá notícias do show do Funeral for a Friend no comecinho de abril, de 3 a 6. As cidades escolhidas são Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba.
A lista de atrações internacionais de 2008 no Brasil já está crescendo. Só lembrando que já foram confirmadas as datas do Interpol, Iron Maiden, Bob Dylan, Eagle Eye Cherry, Air Supply, My Chemical Romance, Earth Wind & Fire, David Getta, Klaxons, Nazareth e Fatboy Slim (tá, esse último já é quase nacional).
Além de todos esses, os boatos de sempre já estão rolando, vamos ver o que mais se confirma.
A NEM soltou uma listinha especial com 11 bandas novas que você precisa ouvir em 2008.
Black Kids
YouTube - MySpace - Site Oficial
Foals
YouTube - MySpace - Site Oficial
Friendly Fires
YouTube - MySpace
Glasvegas
YouTube - MySpace - Site Oficial
Joe Lean and the Jing Jang Jong
YouTube - MySpace - Site Oficial
Lightspeed Champion
YouTube - MySpace - Site Oficial
MGMT
YouTube - MySpace
The Courteeners
YouTube - MySpace
The Rascals
YouTube - MySpace - Site Oficial
The Ting Tings
YouTube - MySpace - Site Oficial
Yo Majesty
YouTube - MySpace
São todas bandas em ascensão nos Estados Unidos ou Inglaterra. Não vou falar se concordo com NME, tire você suas próprias conclusões.
Na última terça, dia 8, Kip Malone (do TV On The Radio, nosso artista de Janeiro), Stevie Jackson (do Belle & Sebastian) e Zach Rogue (do Rogue Wave) fizeram uma apresentação intimista e única no Walt Disney Hall em Los Angeles.
O evento, Songs of the City, é parte de um especial organizado pela filarmônica de Los Angeles que reuniu apresentações de canções influenciadas pelas “grandes cidades”. Cada artista, antes de se apresentar, fez um breve discurso sobre como uma metrópole influenciou na criação da música.
Kyp Malone, foto de Akmal Naim
A proposta é interessante, pois reúne artistas não tão focados pela mídia. Além dos 3 supracitados, por exemplo, Inara George, Daniel Rossen (do Grizzly Bear), Bob Mould (ex Husker Du) também se apresentaram na noite de terça.Primeiro momento trash do ano, yeah, clap! clap!
Para começar bem, vamos lembrar que The Cars era um grupo que fez muito sucesso nos anos 80 e deixou vários clássicos que nós dançamos até hoje, por exemplo, Shake it Up ou a baladinha romântica Drive.
O grupo foi formado em Massachussets, Estados Unidos, em 1976 por Ric Ocasek, Benjamin Orr, Elliot Easton, Greg Hawkes e David Robinson. Esses americanos são considerados precursores do new wave com influências de Velvet Underground e David Bowie, verdadeiros clássicos.
A banda acabou em 1988, mas existem rumores de um retorno (claro, qualquer ex-grupo que se preze tem rumores de revival), porém, infelizmente, nunca poderá ser como antes já que o baixista Benjamin Orr faleceu no ano 2000 devido um câncer no pâncreas.
De qualquer maneira, mesmo no período de ouro do grupo, nem tudo eram flores. Os videoclipes na década de 80 no geral eram coisas medonhas que, hoje, agridem corações mais fracos. Com The Cars não podia ser diferente e, por isso, estão aqui na nossa seção trash.
Vamos ao nosso momento assustador túnel do tempo apresentando The Cars com Hello Again de 1984:
Queria primeiro esclarecer que nesse blog há uma torcida pela volta por cima de Britney e também a esperança de que tudo isso não vai passar de uma fase péssima horrenda ruim (calma, ainda não estou no ponto de gritar leave Britney aloooone).
Dito isso, preciso falar: esse povo é FODA. Parece que Britney está de namorico com o paparazzo chamado Adnan Ghalic. Dizem que estão "felizes e apaixonados", aawwnn. Que bom para ela não é?! Depois do escroto ex-marido.
Mas como Miss American Dream não pode melhorar por 5 minutos, a imprensa já está falando que o tal moço está usando a cantora para tirar fotos exclusivas e fazer uma fortuna com elas. Não gente, seriously? Precisa ficar minando o negócio assim?
O ano mal começou, a mulher já surtou, apareceu em todos os jornais (até nos sérios) depois do evento que foi sua internação, agora estão agourando o peguete também? Detesto concordar, mas, poxa, leave Britney aloooone!
Hoje é quarta, dia de playlist. As 5 escolhidas dessa semana são:
Bat For Lashes com Horse and I
Diz a Rolling Stone americana (o EGO e o TMZ também) que o Sr. Slim Shady não anda tão slim mais.
Eminem foi internado durante as festas de fim de ano por causa de uma pneumonia e problemas de coração que, segundo a tal fonte deles, é conseqüência do peso do cantor. Aparentemente, Marshall Mathers, que tem 1,73 de altura, está pesando mais de 90 quilos!
De qualquer maneira, ele foi liberado e está se recuperando em casa e de regime (essa última parte eu que to falando, mas acho que deve neh?!).
Alguns estão sugerindo que esse “distúrbio alimentar” seja conseqüência da depressão de Eminem. A mãe dele contou para todo mundo (no livro que lançou) que ele é maníaco depressivo e que a coisa só piorou depois que a filha dele nasceu, há 11 anos.
Agora, tá certo que ele já xingou a mãe e tudo, mas precisa descontar na neta?
– Isso mesmo netinha, foi você que destruiu a vida do papai. Anos de terapia.
Eu sei que ficar falando da mesma banda ou do mesmo álbum toda hora é chato, mas é que algumas coisas são significativas para acompanhar o que está acontecendo no mundo da música. É por isso que vou falar mais uma vez do In Rainbows (se já enjoou e não quer saber nada de gravadora etc e tal, pode parar de ler por aqui mesmo).
Não sei se vocês se lembram, mas a novidade de lançar um disco digital sem preço e por conta própria foi tão grande que o Radiohead não pôde ser incluido em nenhuma lista de premiação esse ano com o lançamento do sétimo álbum (ele não "existia" e não pôde ser computado, bizarro né?!). Então, a banda resolveu lançar a versão física (claro que esse não foi o motivo) no primeiro dia deste ano. Adivinha onde ele está nas paradas? Em primeiro lugar, reinando absoluto.
Aí você pergunta: e daí? Você ainda não justificou estar falando sobre isso DE NOVO. É o seguinte, mesmo livre para qualquer um ouvir/baixar pela Internet, o álbum ainda foi o melhor em termos de vendas. Ou seja, isso levanta uma questão: são os downloads e a era digital que estão minando a existência das gravadoras? Se uma banda que liberou o seu disco gratuitamente na Internet atingiu o topo nas vendas, as gravadoras precisam (urgente) encontrar outra justificativa para sua lenta morte.
O mais recente grupo a perceber que essa coisa de gravadora já ficou no passado é o Coldplay. Já estão falando por aí na possibilidade de "ver no que dá". Está virando uma expressão corrente dizer "dar uma de Radiohead", porque no fim, todo mundo queria fazer a mesma coisa, mas faltou coragem. O RHD viu a oportunidade e arriscou. Criou um sucesso tão absurdo que agora todo mundo quer seguir.
Quais vantagens para nós, consumidores de música, nessa confusão toda? As grandes gravadoras estão todos os dias eliminando os DRMs (bloqueios nos arquivos digitais), criando pacotes/promoções e outras artimanhas para manterem os grupos e os consumidores. Já as bandas estão pensando maneiras novas de nos conquistar e, nesse vai e vem, a música tende a ficar cada vez mais acessível por preços cada vez mais razoáveis. Agora sim, nós estamos assistindo uma verdadeira revolução digital e de camarote.
Aí que domingo rolou em Las Vegas um evento que chama “Consumer Electronics Show”, que pelo nome já dá para imaginar que é um evento para nerds (opa, me inclua aí).
Tava lá, como acontece todo ano, o Bill Gates falando sobre os produtos Microsoft etc etc etc revolução digital etc etc etc Xbox etc etc etc Guitar Hero. Quem não conhece o Guitar Hero, se informe aqui e agora.
No meio do discurso, eis o que acontece: o co-apresentador desafiou o todo-poderoso para uma “partidinha” de Guitar Hero. O fulaninho chamou Kelly Law-Yone, campeã no jogo, para representá-lo. Já Billzinho (para os íntimos), como quem não quer nada, chamou o concorrente dele:
Após um longo e tenebroso inverno, estamos aqui de novo.
A novidade da vez é para quem é baterista e gosta do orkut/facebook/multiply. O músico Todd Hansen (que era de uma banda chamada Winter Blankets) criou um verdadeiro match maker musical.
O Drummer Hunter é um novo site de relacionamentos que tem o objetivo de criar conexões entre bateristas e bandas.
Como funciona?
Você cria um perfil gratuito entre duas opções: band ou drummer. Acrescenta suas informações como estilos musicais, influências, localização etc. e, o mais importante, informa qual seu interesse ao colocar seu perfil no site. Seu perfil se torna público e quem se interessar poderá entrar em contato.
Mas em que isso ajuda?
Facilita a vida das bandas que precisam de um batera e, claro, dá uma mãozinha para os músicos órfãos de banda.
O site existe há apenas uma semana e até o momento só tem dois perfis no Brasil, mas já passa dos 300 nos Estados Unidos.
Ai, hoje eu não vou nem fofocar que Britney foi internada depois de um ataque psicótico porque isso vocês já devem ter lido em vários lugares (tipo aqui, aqui, aqui, aqui ou aqui). Vou falar da crise criativa do Chris Martin.
Lembram que eu contei que o Coldplay estava com dificuldades para cumprir o prazo de entrega do novo álbum? Pois é, a coisa está pior do que todos tinham imaginado.
Agora, o Chris Martin deu uma de consultar especialistas em hipnose para ver se assim o bloqueio foge e sai alguma música (a gravadora deve estar super feliz).
Segundo o vocalista, ele se divertiu e a coisa parece ter funcionado. Ele disse que depois da sessão, eles acabaram escrevendo algumas músicas.
Prospekt, o quarto álbum do Coldplay, ainda está sem data certa para o lançamento (e pelo jeito, vai demorar). Dizem que será um disco denso e a produção está por conta de Brian Eno (que era - e agora já é de novo - do Roxy Music - já repararam que hoje em dia tudo volta? Pois é, o Roxy Music também).
E por falar em Brian Eno, vocês já viram o nome completo dele?
Brian Peter George St. Jean le Baptiste de la Salle Eno.
Agora imagina esse menino aprendendo a escrever o nome na escola. Tem mãe cruel no mundo, viu?!
O Foo Fighters está procurando um "novo membro" para o grupo que deverá se apresentar no Grammy deste ano (dia 10 de Fevereiro).
Para encontrar o instrumentista, a banda criou um concurso que faz parte da iniciativa "My Grammy Moment". Quem quiser participar deve enviar um vídeo de 60 segundos tocando a faixa "The Pretender" em um instrumento de cordas ou sopro (só o instrumento, não pode colocar a faixa ao fundo). A lista de instrumentos inclui: viola, violoncelo, violino, contrabaixo, flauta, clarinete, oboe, saxofone, trombone e trompete.
Os interessados têm até o dia 20 de janeiro para enviarem suas gravações e devem residir nos Estados Unidos, ter mais de 18 anos de idade e nunca ter assinado contrato com uma gravadora (mais regras).
45 serão pré-selecionados e, no dia 3 de fevereiro, será aberta uma votação e o público decidirá quem será o vencedor. Tudo isso está em uma página especial no Youtube e todo mundo pode acompanhar os concorrentes e a votação.
Quer brincar de DJ/Produtor e fuçar os botões de uma synth machine? Então fique à vontade na Tony-B Machine.
Assim que a página carrega, você pode testar todos os botões e ainda tem a possibilidade de gravar sua obra de arte. Divirta-se! O pior que pode acontecer é descobrir que você não tem o menor talento para a coisa (ou, quem sabe, o oposto?).
Hoje é a estréia dessa sessão aqui no blog.
A Playlist da Semana é uma sessão para ouvir. A gente vai colocar aqui, toda semana, 5 músicas que por alguma razão não saem dos nossos iPods, Mp3s players, Winamps, iTunes, etc etc etc. Não importa se a música é nova, velha, clássica ou desconhecida de 99,9% da população mundial, vai ser o que a gente tá ouvindo e pronto. O objetivo é dividir com vocês nossos vícios.
Para essa semana, os vícios, por uma estranha coincidência, são cinco vozes femininas:
Róisín Murphy com Let Me Know