16 outubro, 2007

10 Músicas Que Revolucionaram O Mundo

Já que eu vou abrir a porteira, vou começar fazendo uma lista então.

As 10 músicas que revolucionaram o mundo (ou tentaram)

1 - Imagine
(John Lennon, 1971)

1971, pipocando protestos contra a Guerra do Vietnam. Preciso comentar? O hino da paz, amor, de um mundo ideal e sem guerras.

2 - Sunday Bloody Sunday
(U2, 1983)

Narra a visão de um observador sobre o período de violência que tomou conta da Irlanda em uma espécie de guerra civil. Como todos sabemos da posição pacificador-humanista-santo de Bono e Cia., já deu para entender o objetivo da canção, neh.

3 - Do They Know It's Christmas
(Band Aid, 1984)

Tanto a canção quanto a Band Aid foram criadas por Bob Geldof e Midge Ure com o objetivo de angariar fundos para combater a fome na Etiópia. Juntaram os maiores nomes da música na época em prol da causa, gravaram um álbum, fizeram um mega evento etc etc etc.

4 - God Save The Queen
(Sex Pistols, 1977)

Pode não ter mudado o mundo ou sequer a Inglaterra, mas a intenção era boa. Esta canção que leva o mesmo nome do Hino Real britânico foi considerada um ataque à monarquia e à própria Rainha Elizabeth II (banida pela BBC, um bafon) e, por isso mesmo, é um marco do movimento punk. E o movimento punk, por sua vez, é o marco de mais um monte de outras coisas.

5 - Blowin’ In The Wind
(Bob Dylan, 1963)

Mais uma anti-guerra (Vietnam). Dispensa comentários.

6 – Strange Fruit
(Billie Holiday, 1939)

De significado forte, esta música foi um dos símbolos da luta contra o racismo nos Estados Unidos. Strange Fruit se refere aos corpos pendurados nas árvores durante os linchamentos de negros, principalmente no sul do país, na época em que a música foi feita.

7 – Respect
(Aretha Franklin, 1967)

Foi originalmente gravada por Otis Redding (em 1965), mas só virou símbolo do movimento feminista quando lançada na voz de Aretha Franklin dois anos depois.

8 - Like A Rolling Stone
(Bob Dylan, 1965)

Mais uma de Bob Dylan. Conhecido em todos os cantos do globo, esse clássico tem tantos méritos. O que eu mais gosto é que quando foi lançada com seus pouco mais de 6 minutos, a gravadora cortou a música pela metade porque era muito longa para ser tocada nas rádios. Uma reação dos próprios ouvintes que perceberam que a música faltava pedaço 'obrigou' as rádios a colocarem a segunda metade também. A partir daí a duração das faixas não foi mais a mesma - talvez seja por causa dessa música que nos anos 70 os artistas desencanaram totalmente do tempo e faziam músicas com 10, 15 minutos.

9 - Heartbreak Hotel
(Elvis Presley, 1956)

Primeiro hit do Rei – preciso nem falar da importância de The King neh – em menos de um mês após a gravação do álbum, chegou no primeiro lugar das paradas da Billboard e com dois meses já tinha vendido mais de 1 milhão de cópias. Sonho de todo aspirante a rockeiro, neh não?

10 - I Want To Hold Your Hand
(The Beatles, 1963)

Não é a primeira, não é a que criou a Beatlemania, mas é a que realmente lançou os Beatles para o mundo. E se alguém acha que o surgimento dos Beatles não fez a menor diferença no mundo, eu não sei de mais nada.

-----
Aposto que quem ta lendo isso ta pensando: “essa mulher ta louca, não colocou aquela, nem essa”.
Esqueci, foi?
Então completa ae (mas explica porquê também, senão num tem graça).