19 outubro, 2007

É o apocalipse Radiohead(iano)

Polêmica, polêmica!

Como a maioria já deve saber, o Radiohead lançou um novo álbum chamado In Rainbows. A diferença deste álbum é ele está disponível para download no Radiohead.com E não tem preço. Isso aí, você entra no site, "compra" as músicas pelo preço que você escolher - seja 1 centavo de libra ou 100 libras - você decide. Até o momento, o álbum já bateu a marca de 1 milhão de downloads.

Lindo neh? Mas tem gente incomodada com a história. Will Hodgkinson (escreve sobre música para o Guardian e Vogue) publicou uma matéria com o título "Obrigado, Radiohead, por tornar as coisas ainda mais difíceis para os novos". Will acha que, com a atitude do Radiohead, fica impossível para os novos artistas conseguirem viver de música.

Na opinião dele, as bandas que já conseguiram o sucesso e dinheiro na era pre-downloads não têm nada com que se preocuparem, pois eles vendem camisetas e outros itens de merchandising e, claro, entopem shows. Já para os que estão começando agora: podem entrar em pânico.

Meio tragedinha, não é não Senhor Hodgkinson? Apocalíptico, eu diria. A gente sabe que quem ganhava dinheiro mesmo com os discos eram as gravadoras. Vamos parar de olhar a revolução digital como um monstro e perceber como isso pode beneficiar a todos. É um formato novo, sim! Não vai funcionar mais como funcionava antigamente. Agora "todo mundo" tem acesso a tudo. Simples assim. A questão é ser inteligente e aproveitar o que há de melhor nessa "nova era".

O efeito da música continua o mesmo. Os fanáticos continuam fanáticos. Os desinteressados continuam desinteressados (mas esses últimos, a gente tenta mudar). A mudança é em como consumi-la, só isso. Relaxa-a-periquita que os meios vão aparecendo e, eventualmente, todo mundo fica feliz. Vai sempre existir gente tentando fazer sucesso, gente fazendo sucesso e gente que já fez sucesso. Ordem natural das coisas...

Dica: divulgue sua banda o máximo que puder, faça o maior número de shows possível e monte sua carreira. Faça com que as pessoas ouçam seu som, assim, se elas gostarem, vão te acompanhar. Vão comprar coisas da sua banda, mesmo que não sejam os CDS (as bandas independentes estão bombando aí para não me deixar mentir).

Sobre o Radiohead, o empresário da banda anunciou que Thom Yorke e Cia. sairão em turnê mundial em 2008 com o novo trabalho. Os locais ainda não foram escolhidos. A única informação é que serão grandes eventos para mais pessoas do que a banda costuma fazer. Eu dúvido que Brasil entre na lista, mas o que que custa torcer neh?!


Agora, só uma nota entre aspas para a foto ao lado: "Sr. Will Hodgkinson, cabeleireiros são legais! Não precisa ter medo não. Se seus pais faziam terrorismo quando você era criança e criou trauma, terapia resolve, mas PELAMOR corta essa juba! Uma limpezinha na pele não ia cair nada mal também...".
Só tentando ajudar...po, o cara escreve para Vogue neh?!