11 dezembro, 2007

Stockhausen e Beatles

Karlheinz Stockhausen em 1964Karlheinz Stockhausen morreu aos 79 anos de idade no dia 5 de dezembro deste ano. O compositor alemão era um dos maiores de sua geração e responsável por grandes obras (nos dois sentidos, com até 29 horas de duração).

Compositor contemporâneo, ele pode ser considerado um dos pioneiros na música eletrônica, com trabalhos experimentais que datam de 1953. Muitos chamavam sua produção na década de 60 de “música do futuro”. Sobre isso ele respondeu por escrito:

“O que é moderno hoje, será tradição amanhã.”

Se até agora você nunca tinha nem ouvido/lido o nome desse moço, pelo menos saiba que ele é uma das pessoas na capa de Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band, dos Beatles.

Capa - Stockhausen em destaque
Até hoje eu nunca tinha parado para observar quem são as pessoas na capa desse disco. Como sou curiosa por natureza, dei uma pesquisada. Você sabia que na capa tem imagens de Edgar Allan Poe, Bob Dylan, Dylan Thomas, Oscar Wilde, Shirley Temple e Marlene Dietrich? E não é só! Se quiser saber a lista completa e onde eles estão na imagem, confere aqui neste link.

Eu adoro brincadeiras do tipo "Onde está Wally?" e essa com a capa me lembrou aquela campanha ótima da Virgin, Exercise your music muscle. Lembra?

Na época que isso foi lançado, perdi preciosas horas exercitando meu music muscle. E você? Conseguiu descobrir todos os nomes da imagem sem colar? Só para constar, são 74 bandas, segundo a própria Virgin.