Em homenagem aos 25 anos do lançamento do disco mais vendido de todos os tempos, resolvi montar esse top 10. Tenho certeza que você sabe que eu estou falando do Thriller do Michael Jackson, álbum necessário em qualquer coleção.
Na verdade, a homenagem é voltada para a carreira de um dos maiores ícones da música pop e um dos mestres na arte de transformar shows (apresentações musicais) em grandiosos espetáculos – sem contar os videoclipes sensacionais.
Michael Jackson já não é mais o grande artista que foi, e teorias sobre sua decadência cada um tem a sua. O importante é não esquecer que ele é responsável por verdadeiras obras-primas e, por isso, seguem:
10 Canções Essenciais de Michael Jackson
10 – Black or White
Quem não se lembra da estréia do clipe no Fantástico? Hahaha foi um acontecimento. Na segunda-feira eram só comentários sobre o rei do exagero. É uma volta ao mundo em menos de 7 minutos. Tem Macaulay Culkin. Tem leões. E ainda incluía cenas de violência que depois foram banidas e Michael pediu desculpas para o mundo.
Outro detalhe importante é o único ex-negro do mundo (eu acho que ele deve ser o único) cantando contra o preconceito. Hein?! Pois é, muita polêmica e essa é só a décima posição.
Assista ao vídeo
9 – Man in the Mirror
Eu gosto muito dessa música, em especial a apresentação dela no Grammy de 88. Chega lá no palco do Grammy um Michael Jackson sem nenhum brilho, com uma camiseta azul muito da feia, cabelinho bizarro e sozinho num palco enorme. Tipos: que isso? Aí, vai aparecendo gente até que tem um coro enorme atrás dele e ele começa a dar os gritinhos e pulinhos que só ele
Essa não tem videoclipe, mas tem a versão do Moonwalker
8 – You Are Not Alone
Essa foi a última balada de sucesso lançada por Michael em sua carreira. De 1995, foi a última música a chegar a primeiro lugar nas paradas. No clipe ele já parece uma vela, com um corte de cabelo horrendo e o nariz já não estava na melhor forma.
Assista ao vídeo
7 – Don’t Stop Till You Get Enough
Antiga abertura do Vídeo Show. Um dos primeiros grandes sucessos de Michael pós-infância. Tem um climão anos 70 (ela é de 1979), mas moderna ao mesmo tempo. Essa faixa foi lançada no Off the Wall, primeiros passos do garoto em direção ao trono de rei do pop.
Assista ao vídeo
6 – Smooth Criminal
Com uma vibe Dick Tracy, Smooth Criminal tem um dos arranjos mais legais que Michael já lançou. E, só para variar, o clipe é mais uma mega produção cheia de efeitos “novidades” na época.
Assista ao vídeo
5 – The Way You Make Me Feel
Só de ter Michael Jackson pagando de machão pra gatinha no clipe já vale a pena. Dizem que dançarinos podem ser ótimos atores, mas definitivamente este não é o caso de Michael. Anyway, a música também é legal demais, lançada em 1987 no álbum Bad. Bons tempos esses.
Assista ao vídeo
4 – Bad
Michael de bad boy. Mas como esse bad boy
Assista ao vídeo
3 – Billie Jean
Reza a lenda que foi em Billie Jean que nasceu a grande marca de Michael: o moonwalk (a prova aqui). Em 1982 (ou seria 83?), na comemoração de aniversário da Motown, Michael apresentou Billie Jean ao vivo pela primeira vez e incluiu alguns segundos do famoso passo. Todo mundo ficou babando e o resto você já sabe. A verdade é que ele não inventou o moonwalk, mas é até hoje um dos poucos que consegue fazê-lo com tanta perfeição (será que ele ainda consegue?).
Já no videoclipe oficial de Billie Jean não tem moonwalk, mas a calçada, a escada, a rua, tudo acende com os passos do cantor. O luxo do luxo.
Assista ao vídeo
2 – Beat It
Toda a carreira de Michael Jackson é cercada por lendas. Uma delas é que, no videoclipe de Beat It, o cantor convidou membros de gangues de verdade para participarem. Só assistindo não dá para saber se é fato e quem são eles. Membros de gangues ou não, parece que Michael ensaiou os mocinhos direitinho, afinal, ele sempre foi conhecido por ser extremamente exigente com os dançarinos que trabalhavam com ele.
Assista ao vídeo
1 – Thriller
É um marco de uma geração. Não tinha como não ser a primeira nesse top. Não tinha nada mais cool na década de 80 do que saber a coreografia do videoclipe, um dos melhores já feitos até hoje. Tem até versão em presídio (ótima por sinal).
Assista ao vídeo
OBS: Será que alguém consegue me explicar
Ok, ok, faltou Dangerous (uma das minhas coreografias favoritas), Give In To Me (com Slash e é ó-ti-ma), Ben, They Don’t Care About Us (nouveau
De qualquer maneira, conta pra gente qual é a sua favorita.