Virou o mês e a gente ainda não contou para vocês quem é o escolhido(a) para artista de fevereiro. Então, sem enrolação, senhoras e senhores a escolhi-DA deste mês é nossa querida Leslie.
Opa, quem? Leslie Feist! (yeah clap clap!)
LESLIE FEIST
Resumo:Leslie Feist nasceu na cidade de Amherst (no Canadá), no dia 13 de fevereiro de 1976 (isso aí, ela vai fazer 32 aninhos nessa próxima quarta).
A moça entrou para o mundo da música (oficialmente) em 1991 quando criou uma banda chamada Placebo (não, não é o Placebo que você conhece, é um Placebo que ninguém conhece mesmo). Ela tinha apenas 15 anos e seu grupo venceu uma competição local e como prêmio abriram o Infest, que no ano incluía os Ramones na programação.
Quatro anos mais tarde, nossa heroína teve um sério problema nas cordas vocais e parou de cantar, o que não foi suficiente para mantê-la longe dos palcos. Em 1996, ela virou baixista no projeto solo de um sujeito chamado Noah Mintz, com apenas um pequeno detalhe, ela nunca tinha tocado baixo antes. Mesmo assim, Leslie participou do projeto durante um ano até virar guitarrista “rítmica” da banda By Divine Right (um grupo de indie rock canadense), resultado: 3 anos na estrada com o grupo.
Nesse meio tempo, ela conheceu algumas pessoas e acabou ajudando nas apresentações de sua roommate, Merrill Beth Nisker, mais conhecida no Canadá como Peaches.
Ainda em 1999, Feist lançou seu primeiro álbum (independente) chamado Leslie Feist. O álbum continha 10 faixas e é praticamente impossível encontrá-lo em lojas hoje – nada que a Internet não resolva, claro. A partir daí a carreira da moça começou a decolar e em 2001 ela formou o supergroup Broken Social Scene com alguns amigos (mais informações sobre o Broken... aqui).
2001 foi o ano que marcou o lançamento do primeiro álbum solo por gravadora de Feist, o Let It Die. Aí o resto vocês já conhecem. Em 2008, Feist recebeu 5 indicações ao Juno e 4 ao Grammy.
Álbuns:
1999 – Leslie Feist (independente)
2001 – Let It Die
2006 – Open Season (remixes)
2007 – The Reminder
Além dos álbuns solo, Feist tem uma lista de outras colaborações e álbuns nos grupos que participou, confira a lista completa aqui.
Uma pequena amostra:
Essa é uma das minhas favoritas de Feist e virou tema de uma propaganda da Lacoste com o lindão Alex Hermann. Mushaboom serve como um ótimo exemplo do tipo de música que a cantora faz: suave e divertida.
Curiosidades:
Leslie participou como dançarina na abertura dos jogos de inverno de Calgary em 1988. Segundo ela, isso serviu como inspiração para o vídeo de 1, 2, 3, 4.
Em 2001, Feist mudou para Paris. Agora dizem que a moça vive em Toronto.
Atualmente, ela está namorando seu colega de Broken Social Scene, Kevin Drew.
Feist estava escalada para se apresentar no Brasil em 2007, no Tim Festival, mas uma laringite obrigou a cantora a cancelar o show.
Feist, além do sobrenome da cantora, também é o nome de uma raça de cachorro.
Links:
Feist – Site Oficial
Feist no Wikipedia em português e em inglês
Myspace
Feist no last.fm
Onde comprar:
Na maioria das lojas de internet aqui no Brasil The Reminder está indisponível, mas a boa notícia é que ele existe por aqui. Caso você não consiga esperar, você acha na Amazon e na CDPoint com tranqüilidade. O restante da discografia você só consegue importando (mais uma vez sugiro Amazon e CDPoint).
Mais sobre Feist aqui no blog:
I Feel It All, da Feist.
Shortlist Music Prize
The Reminder, Feist