28 fevereiro, 2008

The Reminder, Feist

The ReminderNós assumimos! Aqui no Musicodelia, Feist manda... Fizemos algumas tentativas de mostrar o porquê da nossa afeição, mas acho que depois de tudo ficou faltando a ultima tentativa desesperada de contagiar nossos leitores: hoje vamos falar sobre The Reminder.
Vencedor de alguns prêmios, o álbum consegue trazer 13 faixas completamente diferentes, recheado de elementos inusitados.

Toda vez que vem à mente alguma cena romântica com Ipanema ao fundo (outra praia também serve para o exemplo), a trilha sonora transmite uma sensação meio melancólica, bonita e charmosa ao mesmo tempo. É essa mesma sensação que se tem ao ouvir a primeira faixa do disco, So Sorry. Tranqüila, com ela é quase possível sentir o entardecer com os pés na areia.

Ainda no clima da praia, surge I Feel It All. Se continuássemos no mesmo filme, ela seria a cena seguinte, tocando ao fundo de uma festinha descompromissada em algum paraíso tropical no momento que a mocinha está chegando decidida a se divertir.


I Feel It All

Ao longo do álbum, ainda, conhecemos o minimalismo de Honey Honey, a beleza de The Park e o delicado piano de The Water, todas destacam a inconfundível assinatura da cantora. Uma das mais lindas versões de músicas já feitas (adaptação de See Line Woman, de Nina Simone), Sea Lion Woman mostra batidas exóticas e um clima selvagem no qual a cantora se une a um grupo de backing vocals. Brandy Alexander apresenta a sonoridade simples do violão acústico que cruza todo o álbum e The Limit to Your Love não deixa passar um detalhe despercebido: a qualidade vocal de Feist.

Talvez seja a delicadeza da voz dessa canadense que consegue passar diferentes sensações e manter a lógica do álbum. A tranqüilidade com que ela canta parece sem esforço, natural e quase inocente. Criativa, Feist passeia no mundo da música como se fosse um enorme playground e ela apenas uma criança de divertindo. Até mesmo quando ela trata de temas dolorosos, como relacionamentos que não deram certo, a ingenuidade permanece. E é exatamente aí que mora o grande charme de Leslie Feist.