11 fevereiro, 2008

I'm Every Woman - Chaka Khan

Ainda no clima Grammy, quem viu a lista completa dos vencedores viu também o nome de Chaka Khan por lá. Esse ano ela levou mais duas radiolinhas douradas para fazerem companhia às outras 5 que ela já tinha. Se você está pensando: Chaka quem? Relaxa, esta entrada é exatamente para falar do maior sucesso da carreira da cantora: “I’m Every Woman”, de 1978.

A música não foi composta por ela e, sim, pela dupla Nickolas Ashford e Valerie Simpson. Mas só virou sucesso mesmo na voz de dona Yvette Marie Stevens (nome verdadeiro de Chaka Khan).

A faixa chegou a número 1 na parada da Billboard de R&B em 1978.

1 – Ouça a música

Querendo ou não, Disco tem um efeito mágico sobre as pessoas que faz com que todo mundo seja levado pelo ritmo dançante da década de 70. Os Embalos de Sábado à Noite que o digam. Essa é uma daquelas tops do gênero que todo mundo dançava na época.

O videoclipe parece o primeiro teste de chroma-key da história e os figurinos parecem saídos de um pesadelo, mas a música faz valer o trauma.


2 – Veja o quanto as pessoas também gostam

São tantas as versões, mas a mais conhecida mesmo é a da Whitney Houston gravada em 1992 e que entrou para a trilha sonora de O Guarda-Costas.

Pessoalmente gosto mais com a Chaka.

3 – Aprenda a cantar

I’m Every Woman no LyricsFreak

Só tome cuidado com os agudos, seu vizinho agradece. Quem assiste American Idol (fase de testes) sabe do que eu estou falando.