28 fevereiro, 2008

Músicos pelo meio ambiente

THEBIGASK.COMA ONG inglesa Friends of the Earth lançou um campanha chamada The Big Ask. A idéia é mobilizar o maior número de pessoas para pedirem mudanças nas regulamentações em favor do meio ambiente na Inglaterra e diminuir os efeitos da mudança climática. Quem participa pode incluir um vídeo endereçado a um membro do parlamento ou simplesmente uma mensagem de texto.

Já são mais de 170 mil participantes e entre eles alguns famosos como os atores Jude Law e Stephen Fry, e na música, Badly Drawn Boy, KT Tunstall, James Blunt e Thom Yorke. É uma idéia bacana, se quiser ver alguns dos vídeos, clique aqui.

E por falar em Thom Yorke, o Radiohead tinha anunciado sua participação em Glastonbury (maior festival de bandas da Inglaterra), mas não vai mais. A banda se retirou do festival por motivos ambientais.

O negócio é que o grupo decidiu participar apenas de eventos “amigos do meio ambiente”, ou seja, que causem o menor impacto no planeta possível. Para isso é necessário, por exemplo, acesso ao local via transporte público, diminuindo a emissão de gás carbônico pelos carros que levam a platéia ao evento, coisa que o Glastonbury não tem.

Depois dessa declaração, acho difícil que a promessa do Radiohead no Brasil esse ano se cumpra. Ou será que os organizadores do Tim Festival (o evento mais provável para a vinda do grupo ao país) vão se preocupar com as causas ambientais?