23 novembro, 2007

10 Mortes Mais Marcantes da Música

Tema meio mórbido neh?! Mas algumas celebridades quando morreram causaram comoção tanto pelo fato de terem falecido como também pela forma que aconteceu. Em alguns casos, a data ficou marcada eternamente como um dia de luto.

Existe um site chamado MusicOrb que mostra por dia quem do mundo da música morreu ou nasceu naquela data. Quem gostar deste tipo de informação, o site é interessante (só não traz os nomes dos músicos que suicidaram).

10 mortes mais marcantes da música

1 – John Lennon

Data: 08 Dezembro 1980
Local: Nova York, Estados Unidos.
Idade: 40 anos.
Causa: Assassinato.
Foi assassinado por Mark David Chapman a tiros em frente seu apartamento, no edifício Dakota, em Nova York. Apesar da tentativa da polícia em salvar a vida de Lennon, o ex-Beatle não resistiu aos 6 tiros disparados por Chapman.

2 – Elvis Presley

Data: 16 Agosto 1977
Local: Memphis, Estados Unidos.
Idade: 42 anos.
Causa: Colapso fulminante devido uma disfunção cardíaca.
Elvis foi encontrado morto por Ginger Alden, sua namorada na época, dentro do banheiro da suíte de sua mansão Graceland. Até hoje, algumas pessoas acreditam que Elvis continue vivo.

3 – Kurt Cobain

Data: 5 Abril 1994
Local: Seattle, Estados Unidos.
Idade: 27 anos.
Causa: Suicídio.
Foi encontrado morto na garagem de sua casa com um tiro na cabeça 3 dias após seu suicídio, ao lado de uma carta. Alguns fãs acusam Courtney Love, a viúva, de assassinato, mas nada nunca foi provado a respeito. Kurt enfrentava o vício em heroína quando morreu.

4 – Freddie Mercury

Data: 24 Novembro 1991
Local: Londres, Inglaterra.
Idade: 45 anos.
Causa: Complicações causadas pelo vírus a AIDS.
Um dia após anunciar publicamente que estava contaminado pelo vírus da AIDS, Freddie Mercury faleceu em sua casa em Londres.

5 – The Day the Music Died: Buddy Holly, Ritchie Valens e Big Bopper

Data: 3 Fevereiro 1959
Local: Clear Lake, Estados Unidos.
Idade: 22 anos (Buddy Holly), 17 anos (Ritchie Vallens) e 28 anos (Big Bopper).
Causa: Queda de avião.
Os três músicos em ascendência tiraram na sorte com seus companheiros de turnê quem voaria naquela noite. O pequeno avião comportava somente 3 passageiros e o piloto (Roger Peterson). Ninguém sobreviveu à queda que ocorreu pouco após a decolagem. O dia do acidente ficou conhecido como “O Dia em que a Música Morreu” e foi tema da canção American Pie, de Don McLean.

6 – Jim Morrison

Data: 3 Julho 1971
Local: Paris, França.
Idade: 27 anos.
Causa: Causa desconhecida.
Jim Morrison foi encontrado morto por Pamela Courson, companheira do cantor, na banheira de seu apartamento em Paris. Seguindo as leis locais não houve autópsia, pois o médico que o examinou declarou que não havia evidências de morte criminosa. O corpo de Morrison foi visto apenas por duas pessoas (Courson e o médico), o que aumenta as especulações de uma morte forjada. O túmulo de Morrison é um dos mais visitados do famoso cemitério Père Lachaise em Paris.

7 – Ian Curtis

Data: 18 Maio 1980
Local: Macclesfield, Inglaterra.
Idade: 23 anos.
Causa: Suicídio.
Ian Curtis se enforcou em seu apartamento sem deixar nenhuma mensagem. O motivo do suicídio é muito especulado, mas nada se pode afirmar. A vida e morte de Curtis foram recentemente retratadas no filme "Control", de Anton Corbijn.

8 – Janis Joplin

Data: 4 Outubro 1970
Local: Los Angeles, Estados Unidos.
Idade: 27 anos.
Causa: Overdose.
Janis Joplin morreu de overdose de heroína antes de lançar o que se tornaria o maior sucesso de sua carreira, o álbum Pearl. 3 dias antes de sua morte, a cantora havia enviado uma fita com uma gravação de aniversário para John Lennon que só recebeu a faixa após a morte prematura da diva da psicodelia. Joplin foi cremada e suas cinzas jogadas de um avião sobre o Oceano Pacífico.

9 – Jeff Buckley

Data: 29 Maio 1997
Local: Memphis, Estados Unidos.
Idade: 30 anos.
Causa: Afogamento.
O cantor Jeff Buckley chegou em Memphis para uma gravação e foi nadar no rio Mississippi acompanhado de Keith Foti (roadie). Buckley entrou na água completamente vestido ao som de "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin e, enquanto Keith posicionava o rádio à margem do rio, Jeff desapareceu. Seu corpo foi encontrado por um turista três dias depois em uma marina. Apesar de rumores, a autópsia provou que Buckley não havia ingerido qualquer substância ilegal e a causa de sua morte foi um afogamento acidental. Jeff estava terminando seu segundo álbum.

10 – Jimi Hendrix

Data: 18 Setembro 1970
Local: Londres, Inglaterra
Idade: 27 anos.
Causa: Asfixia.
Jimi Hendrix, considerado o melhor guitarrista de todos os tempos, morreu na suíte do hotel Samarkand em Londres. A descrição de sua morte diz que Hendrix ingeriu uma alta dosagem de comprimidos para dormir misturados com vinho e, após se deitar, sufocou com o próprio vômito. Além da possibilidade de suicídio levantada por alguns e de uma morte acidental, existem algumas outras versões sobre quem seria o responsável pela morte de Hendrix, como sua namorada da época e os próprios paramédicos que foram ao hotel.

---

Se você achar que faltou alguém na lista, conta pra gente...