20 novembro, 2007

10 Barrados em 2007

A maioria das bandas e artistas está anunciando as turnês 2008. Parte do negócio né?! Eles lançam singles e álbuns no final do ano, em seguida informam sobre as turnês e o produtor interessado começa a negociar desde já as apresentações que no geral começam em março. O problema maior ultimamente é conseguir os vistos de viagem/trabalho temporário.

Para quem não sabe, um artista que se apresenta em um país estrangeiro precisa de visto de trabalho para realizar um show. Outro tipo de visto só se aplica à exceção de quando este show é gratuito (o artista não recebe cachê), ou seja, 1 em 1 milhão.

Acontece que os países estão cada vez mais exigentes no momento de emitir o tal visto e várias apresentações estão sendo canceladas pelo mundo já que os artistas são barrados em todos os cantos.

Vamos a uma listinha de 10 problemas “alfandegários” de 2007
(repare que 8 em 10 foram nos Estados Unidos):

1 – Amy Winehouse
Este mês Winehouse foi obrigada a cancelar sua apresentação no Woodie Awards em New York. A cantora não conseguiu o visto americano já que tinha uma pendência com a justiça norueguesa. No último dia 8, data da premiação, ela finalmente conseguiu permissão para entrar nos Estados Unidos.

2 – Velvet Revolver
O grupo Velvet Revolver faria três apresentações a partir do dia 26 de novembro no Japão, mas a imigração barrou. Os vistos foram negados e a turnê no país cancelada.

3 – Lily Allen
Em agosto, a cantora Lily Allen foi barrada em Los Angeles e sua entrada nas terras do Tio Sam foi negada. O motivo aparente seria um episódio em março de 2007 no qual ela chutou um fotógrafo em Londres. O caso nem chegou à polícia britânica, mas aparentemente os oficiais americanos gostam de usar o Google (brincadeira feita pela própria Allen).

4 – Happy Mondays
O grupo Happy Mondays se apresentou em abril no Coachella Festival nos Estados Unidos sem um de seus membros, Bez, cujo visto foi negado. Já em junho, o Happy Mondays cancelou duas apresentações em New York porque não conseguiu permissão para tocar no país novamente. O motivo declarado foi o passado de cada membro do grupo. O visto anterior teria sido para “single-entry”, ou seja, apenas uma entrada no país. Agora me pergunto, se o passado deles não incomodou antes, porque dessa vez?

5 – Paulina Rubio
A estrela latina Paulina Rubio e seu marido tiveram vistos negados após não passarem nos testes anti-drogas. Segundo NME, ambos foram reprovados nos exames médicos, pois apresentaram indícios de maconha no sangue.

6 – Snoop Dogg
Snoop foi barrado na Inglaterra em março deste ano. Em 2006, ele foi detido pela polícia no Aeroporto Heathrow e por isso, quando faria sua turnê junto a P. Diddy, foi proibido de entrar no país. No embalo, Sr. Dogg também teve o visto negado na Austrália.

7 – MIA
A britânica MIA também foi proibida de entrar nos Estados Unidos em março deste ano, mas ninguém sabe o porquê. A cantora estaria indo para o país trabalhar com Timbaland em um novo álbum, mas sua viagem não foi aceita pela imigração.

8 – Kate Nash
Kate conseguiu o visto, mas teve que se apresentar de graça. Ela não podia ser remunerada pela apresentação com o tipo de visto liberado pela imigração americana. A cantora concordou em se apresentar duas vezes em Manhattan sem receber cachê ou cobrar ingressos.

9 – Mystery Jets
O grupo Mystery Jets cancelou no começo do ano a turnê americana, pois ninguém conseguiu visto para fazer apresentações no país.

10 – Rodrigo y Gabriela
A dupla mexicana Rodrigo y Gabriela, que já vendeu mais de 100 mil cópias nos Estados Unidos, cancelou 8 shows no país, pois o visto de Rodrigo Sanchez foi negado no início deste mês. A alegação é que seu nome é muito parecido com o de um homem que foi banido do país. Parece piada neh?! A previsão para resolver a confusão é de 3 meses.

---

E tem gente que ainda acha que burocracia é só no Brasil.