16 novembro, 2007

10 Maiores Cantoras Negras da História

Enquanto Beyoncé disputa o posto de "the best" da música com Rihanna, que por sua vez usurpa canções feitas para (????) a Mary J. Blige, decidi mostrar à elas (e a vocês) que essa briga já tem vencedoras...

Billie Holiday1. Billie Holiday
Começou sua carreira em um momento complicado: foi ameaçada de despejo junto com a mãe. Para resolver o problema, tentou uma vaga de dançarina em um bar do Harlém, mas por ser muito ruim com os pés, acabou mostrando seu valor como cantora. Lady Day deixa transparecer toda a sua melancolia em suas canções, as quais interpreta com uma voz rouca e muito sensual.

2. Ella Fitzgerald
Ella perdeu a mãe aos 14 anos, por isso, cantava e dançava nas ruas em troca de gorjetas. No início da carreira, chegou a cantar gratuitamente pois ninguém queria contratá-la por ser considerada muito feia. Além de mestre na arte da improvisação e do scat, sua escala vocal alcançava três oitavas. Por tudo isso, foi considerada, aos 19 anos, a primeira dama do Jazz.

3. Nina SimoneNina Simone
Nina, além de extraordinária cantora, era exímia pianista. Foi uma das pioneiras na luta contra o racismo, cantou no funeral de Martin Luther King. Compôs a música que se tornou o hino ativista da causa negra, Mississippi Goddamn. De todas as cantoras desse Top 10, meu coração bate mais forte é por ela.

4. Roberta Flack
Aos 15 anos, Roberta foi uma das mais jovens alunas a ingressar na Universidade de Harvard, onde aprendeu a tocar piano clássico. Devido a sua voz suave, foi convencida por seu professor de canto a trocar o clássico pelo pop, o que fez sua carreira deslanchar. Gravou em 1973, seu maior sucesso, Killing Me Softly With His Song.

Tina Turner5. Tina Turner
Sua presença brilhante e voz perfeita fizeram com que Ike Turner, que veio a se tornar seu (péssimo) marido logo depois, a convidasse, em 1960, para deixar os backing vocals de seus shows para apostar em uma dupla de muito sucesso. Depois do fim da dupla, consolidou uma bela carreira solo, em que passou a ser considerada a Rainha do Rock. Tina brinca de variar entre graves e agudos sem perder o timing de suas apresentações, sempre vibrantes.

6. Dionne Warwick
Iniciou sua carreira ainda criança em uma igreja de em East Orange. Integrou o grupo Drinkard Singers, formando com alguns membros de sua família. Mas seu sucesso chegou quando foi descoberta pelos produtores Burt Bacharach e Hal David. Morou no Brasil na década de 90 e chegou a gravar um cd de samba e bossa nova.

Aretha Franklin
7. Aretha Franklin
A Dama do Soul também iniciou sua carreira cantando, ainda criança, na igreja onde seu pai era reverendo. Aretha é a primeira mulher a fazer parte do Hall da Fama do Rock and Roll e é a segunda cantora a possuir mais Grammy's na história da música. Como é nascida em Michigan, o estado declarou a voz de Aretha como sendo uma maravilha natural.

8. Diana Ross
Fez parte do famoso grupo musical, The Supremes, junto com mais duas amigas. Em 1970, deixou o grupo para seguir carreira solo e logo emplacou o grande sucesso Ain't No Mountain High Enough. Diana atuou no filme Lady Sings The Blue, sendo indicada ao Oscar, em 1973, por interpretar Billie Holiday.

Donna Summer9. Donna Summer
Donna fez parte, no inicio de carreira, do coral da Igreja que frequentava em sua adolescência. Depois de terminar o ensino médio, se juntou à produção alemã do musical Hair. Quando se mudou para Munique, trabalhou em vários outros musicais e teatros. Desde que Love to Love You Baby estourou nas paradas européias e americanas, em 75, ficou conhecida como a Rainha da Disco.

10. Gloria Gaynor
Iniciou a carreira no Soul Satisfiers, grupo de Jazz Pop, nos anos 60. Assim como Donna Summer, consolidou sua carreira cantando disco nos anos 70 e emplacou vários sucessos, sendo os mais importantes as canções Never Can Say Goodbye e a Cláaaaaaaaaasica (que já falei por aqui) I Will Survive. Acho que o sonho dela é morar no Brasil, assim como fez Dionne Warwick, porque todo ano ela vem fazer uma turnê amiga, mas eu nunca consigo ver o show...

---

Sei que muita gente vai achar que existem outras grandes cantoras da música. Mas essas serviram de influência para TODAS as novas cantoras do mundo e continuam, mesmo que de maneira não tão populares, a encantar o público.
Se não concordar com algo, já sabe o que fazer...

UPDATE: Só para esclarecer, eu não coloquei por ordem de preferência... coloquei por ordem de nascimento das cantoras... Porque, bem provevelmente, uma se inspirou na outra e isso só seria possivel considerando a questão de "respeito aos mais velhos"... Hehehehehe... Se fosse por ordem de preferência, essa lista ia demorar mais do que ela já demorou para ser feita...