08 novembro, 2007

Ensaio sobre o capricho

Vá lá! O pop é uma definição muito ampla! É o que vende? O que toca? O que sorri? Pop é o famoso ou a fama? A máscara ou o cerne? Há verdade? Falso-verdadeiro? Do coração? Da alma? Tudo já se perdeu. Agora, o capricho, o cuidado com a composição, o tempo gasto em fones de ouvido, Timbre e Tom você escuta com cuidado. Poesia e métrica, controle, experiência e experimento.

In Rainbows
Radiohead é uma banda sensacional, pode ser esquisita para alguns, talvez até no som, só que eles capricham nas gravações, perdem tempo com a obra, esculpem no fundo da garganta do Thom Yorke as notas necessárias pra uma melodia cantarolável, harmonia impecável. As guitarras são tão impestuosas que se parecem com o jeito de cantar. Canções! Violões e orquestras, pianos e percussões. Usem fone de ouvido. Toma tempo mas é bom, qualquer álbum, qualquer música. Carro também é o lugar.

40 analógicas libras, salgadinho mas vem com os Lps e um álbum de arte, além do CD. Quanto pagar num disco também é uma decisão complicada quando a banda te coloca nessa situação, eles estão ganhando muito dinheiro da maneira mais simples, se adaptando a um mundo louco onde os direitos de reprodução se tornam quase inexistentes, a obra é pública na criação. O Radiohead se auto-denomina pop.

Me faz pensar no Pop Rock Brasil. No capricho.

radiohead.com

E aqui as "possibilidades" de capas antes do lançamento.